Alunas de Fonoaudiologia adaptam receitas para pacientes disfágicos
A Disfagia é uma patologia que compromete o processo de deglutição normal do indivíduo
As acadêmicas do 6º período de Fonoaudiologia do Centro Universitário FAG realizaram na disciplina de Atuação Fonoaudiológica Hospitalar a prática de receitas culinárias adaptadas ao paciente disfágico. A atividade foi orientada pela professora da disciplina, Karlla Cassol.
Segundo a professora, a Disfagia é uma patologia que compromete o processo de deglutição normal do indivíduo, podendo gerar, aspiração e/ou penetração pulmonar, evoluindo para casos de pneumonia e desnutrição, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente. O problema pode estar presente em diferentes quadros que vão desde pacientes acometidos por acidente vascular encefálico, traumatismo cranioencefálico, câncer de cabeça e pescoço, períodos prolongados de internação com ventilação mecânica invasiva e sondas, ou até mesmo decorrente do processo de envelhecimento (presbifagia).
Nessa atividade com Metodologia Ativa, todas as receitas foram adaptadas para a consistência pastosa, considerada a mais segura na maioria dos quadros, pois permite aos indivíduos facilidade na mastigação e melhora no controle do bolo alimentar, além disso, preservou-se o sabor, retomando o prazer de se alimentar.
As alunas prepararam as receitas e as adaptaram nas diferentes consistências pastosas (mel, néctar e pudim). Na maioria dos pratos foi dispensado o uso de espessantes artificiais, e para atingir a consistência adequada, foram triturados os próprios alimentos, até que se atingisse a consistência, e os líquidos foram engrossados com bananas e frutas mais densas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel