Ampliação da Fundação Hospitalar São Lucas é apresentada em ciclo de palestras
A obra é a maior de Cascavel em se tratando de subsolos. Serão quatro subsolos em um prédio de nove andares
Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG, junto com os arquitetos, engenheiros e representantes de construtoras do Paraná participaram do ciclo de palestras "Inovações Tecnológicas na Execução de Fundações e Contenções". O evento foi realizado no Anfiteatro da Reitoria do Centro FAG e contou com a apresentação da ampliação da Fundação Hospitalar São Lucas e com a presença de profissionais de renome responsáveis pela execução da parte inicial das obras. Os palestrantes compartilharam conhecimento e o que há de novo na área da construção.
O primeiro a subir ao palco foi o arquiteto da ASGEL (Assis Gurgacz Empreendimentos LTDA), Joubert Niquete, que apresentou ao público o ambicioso projeto de ampliação. Em seguida, o professor e doutor, Antônio Bellicanta falou sobre "Aplicação de Sondagens de Simples Reconhecimentos com ensaios de S.P.T.". O Engenheiro Civil, Rinaldo Garcia Ramirez trouxe o tema "Estruturas de Contenção: Avaliação de Desempenho de Segurança em Obras de Parede Diafragma". A terceira palestra foi sobre "Escolha do tipo de Fundação: Aplicação de Estações em Edifícios Urbanos", com o professor doutor, Jeselay Cordeiro dos Reis. Por fim, Guilherme Calijuri, engenheiro e Sócio Diretor da Calijuri Fundações, falou sobre "Casos de Escavação de Subsolos em Ambientes Urbanos (Grandes Escavações)".
Os casos debatidos serão aplicados durante a obra do hospital que contará com as visitas técnicas dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil. "Vai ser um contato fantástico para os alunos. Os profissionais trouxeram essas particularidades que serão um diferencial para os nossos acadêmicos. Buscamos sempre nos envolver no que se diz respeito à tecnologia e avanço", aponta a coordenadora, Débora Felten. "É uma grande novidade pra nós. Ainda durante a graduação e já tendo contato com profissionais como esses que passaram por aqui. Essa obra vai nos trazer uma experiência incrível", acrescenta o acadêmico do 8º período, Sidiclei Oldoni.
Os trabalhos no São Lucas já começaram e a previsão da entrega do novo hospital é de até três anos. A Calijuri Fundações, de Maringá, está à frente do que se trata a maior obra de Cascavel na quesito de subsolos. Serão quatro subsolos em um prédio de nove andares. "Para executar esse tipo de contenção, foi necessário o uso de uma técnica que é usada em outras cidades para podermos escavar os 12 metros. Com isso, estamos trazendo essa nova tecnologia para cidade e nós vamos dividir esse conhecimento com os alunos do Centro FAG", explica Guilherme Calijuri, sócio-diretor da empresa Calijuri Fundações.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel