Cascavel - 08 de Dezembro de 2017 - 15:44
Acadêmicos de Nutrição criam artigos de revisão de literatura
As pesquisas foram feitas em diferentes produtos durante todo o semestre na disciplina "Tópicos Emergentes da Nutrição"

Acadêmicos do 8º período do curso de Nutrição do Centro FAG, ao longo do 2º semestre da disciplina Tópicos Emergentes da Nutrição, desenvolveram artigos de revisão de literatura. As pesquisas foram realizadas em oito produtos diferentes: Erva Mate; Cravo e Canela; Chás Branco, Verde e Preto; Alecrim; Orégano; Pimenta; Manjericão e Açafrão Verdadeiro.

A atividade foi coordenada pela professora responsável pelo projeto, Daniela Miotto Bernardi. "Primeiramente partimos de um sumário, fizemos buscas nas bases de dados da instituição e pegamos artigos de interesse. Começamos a escrever e a cada aula, tínhamos uma atividade proposta. No final do primeiro semestre, nós dividimos as aulas em seminários e no segundo bimestre, trabalhamos com as apresentações dos artigos produzidos", explica.

Ana Carolina Pitondo, junto com seu grupo, estudou os diferentes pontos da Erva Mate. "Foi uma pesquisa intensa. Ouvimos falar dos benefícios, mas nunca pesquisamos mais a fundo. A Erva Mate é muito usada inclusive na Tecnologia de Alimentos e nós nem imaginávamos. Foi uma oportunidade para descobrir muitas coisas. Assistindo as outras apresentações, conhecemos diferentes pontos de alimentos que não conhecíamos", descreve.

Para o grupo da acadêmica, Fabiana Zulian, a pesquisa não foi muito fácil, pois o produto escolhido é raro no Brasil. "Nós escolhemos o açafrão. No meio da pesquisa descobrimos que existem dois tipos de açafrão: Curcuma longa (mais conhecido aqui no Brasil) e o açafrão verdadeiro - Crocus sativus. Nós escolhemos o verdadeiro, que é um produto diferente e não muito conhecido no país, mas que está sendo muito pesquisado por conta dos seus compostos bioativo. Mas por não ter aqui no Brasil, a pesquisa foi bem difícil, não encontramos artigos na nossa língua. Foi necessário traduzir de outros idiomas, dado que é um produto muito usado no Oriente Médio. Foi complicado, mas muito enriquecedor", relata.

Após as apresentações e correções criteriosas da professora, a ideia é que os artigos sejam publicados. "Além da minha correção, enviamos os artigos para parceiros de áreas específicas. E agora a ideia é sim publicar, pois os trabalhos ficaram de excelente qualidade", destaca.

Avenida Ministro Cirne Lima, 2565 | Jardim Coopagro | Toledo | Paraná | Phone +55 (45) 3277-4000 | CEP 85903-590