Equipe do Hospital Veterinário ajuda na transferência de onça idosa do Zoo de Cascavel
O trabalho de transferência teve o auxílio do médico veterinário, Rodrigo Neca Ribeiro
O Zoológico Municipal Danilo José Galafassi, de Cascavel, tem o Hospital Veterinário do Centro Universitário FAG como um grande parceiro. Por isso, a equipe do Hospital participou de mais um momento importante na última semana: ajudou na transferência da onça preta, chamada de Pretinha, para o setor extra do Zoológico.
Pretinha pode ser a onça mais idosa do Brasil. Ela nasceu no dia 18 de maio de 1993, ou seja, está prestes a completar 25 anos, sendo que a idade média dessa espécie é de 12 anos. Ela precisou ser retirada da área de visitação do zoológico por ser uma paciente geriátrica e possuir diversas doenças entre elas: espondilose, doença do disco intervertebral, ascite, e algumas escaras por decúbito, além também de já ter passado por cirurgia para retirada de neoplasia mamária. Ela será deixada no setor extra, local de atendimento e adaptação de animais no Zoológico. No caso de Pretinha, essa será sua casa para o resto da vida. O médico veterinário responsável pelo Zoo, Ilair Detoni, optou por deixar a paciente o mais próxima possível para cuidados especiais.
O trabalho de transferência teve o auxílio do médico veterinário anestesista do Hospital Veterinário e professor do Centro Universitário FAG da disciplina de Anestesiologia, Rodrigo Neca Ribeiro. "Sempre é um desafio anestesiar animais selvagens ainda mais quando se trata de um paciente mais que especial como a Pretinha", expressa Rodrigo. O recinto que agora abriga a onça é novo e não estará aberto à visitação. Não há rampas ou qualquer outro obstáculo que possa dificultar o dia a dia dela.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel