Campanha Drink Premiado apresenta de forma lúdica os riscos de beber e dirigir

Trabalho, liderado pelo Ministério Público Estadual, foi lançada hoje (31)

31/01/2018


Um café da manhã lançou oficialmente nesta quarta-feira (31), na Sala Paraná, na Acic, a campanha Drink Premiado, sugerida em 2016 pelo Ministério Público e abraçada por várias entidades organizadas locais. O objetivo é promover ações e trabalhos de orientação e educativos para mostrar às pessoas o risco que elas assumem ao beber e dirigir. O mote do projeto é criativo e evidencia aos condutores que a partir do momento que optaram pela combinação de consumir bebidas alcoólicas e dirigir eles estão automaticamente concorrendo aos prêmios do Drink Premiado.

Um filme publicitário foi preparado para divulgar os prêmios que são sorteados pelos que decidirem concorrer. O apresentador convida motoristas para girar uma roleta que indica as premiações que eles poderão ganhar no caso de beber e dirigir. Os prêmios são inúmeros, como multas, perder a carteira de habilitação e até se envolver em acidentes graves provocando a morte de terceiros, de alguém da família e ou até a dele próprio. O promotor Guilherme Rezende, ao apurar números de crimes de trânsito em Cascavel, decidiu buscar ajuda da Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) do Centro Universitário FAG para a criação de uma campanha de sensibilização aos motoristas.

Apenas no ano de 2017 foram 975 os crimes de trânsito cometidos no município, a grande maioria associados ao consumo de álcool e direção. "Somos de uma geração que vive sistematicamente nessa combinação perigosa. Quem nunca bebeu um drink, uma cerveja ou uma taça de vinho e foi para casa dirigindo", questionou ele. O fator cultural ligado há anos de descaso e de leis e fiscalizações praticamente inexistentes levaram a um cenário crescente de crimes, sequelas e óbitos. "É necessário começar de algum lugar para mudar o quadro e hoje lançamos uma campanha que seguirá por tempo indefinido e que contará com a colaboração de muitos, a quem desde já agradeço", afirmou Guilherme.

A jovem Ilana Naiara Johann, 22, participou do lançamento e detalhou sobre acidente no qual se envolveu em setembro do ano passado. Um condutor de 42 anos, sem habilitação, atingiu a moto que ela conduzia depois de uma convergência sem sinalização. Ilana teve fraturas sérias em uma das pernas e segue ainda em processo de recuperação. A jovem foi submetida a oito cirurgias, a 35 dias de internamento hospitalar e hoje está em uma cadeira de rodas. "O sofrimento pra mim e pra minha família tem sido enorme. Pior é saber que esse senhor, que me atingiu e que não prestou socorro, segue dirigindo e colocando a vida de outras pessoas em risco", lamenta Ilana.

Redução

O major Amarildo Roberto Ribeiro, presidente do Cotrans (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidentes de Trânsito), apresentou números sobre a violência do trânsito em Cascavel. Em 2012 foram 122 mortes e em 2016 o número caiu para 63. "Diversas ações e o endurecimento das leis e das penas, principalmente com foco no consumo de álcool associado ao volante, tem provocado reduções importantes, mas há muito ainda a avançar e ações como a do Drink Premiado podem ajudar", de acordo Amarildo. A campanha, segundo ele, precisa ser de responsabilidade de todos. O inspetor Félix Ribeiro da Silva, da Polícia Rodoviária Federal, afirmou que o problema não está no consumo de bebidas e sim na associação delas com o ato de dirigir. Por isso, recomendou: é necessário mudar hábitos e empregar táxis, Uber ou ônibus nos deslocamentos para poder aproveitar as noites de festas com os amigos.

O presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, disse que os órgãos públicos são parceiros de programas educativos e que a finalidade da empresa não são as multas e sim contribuir para a construção de um trânsito humano, onde todos possam conviver pacificamente e com segurança. "Confio no poder da mudança e que podemos adotar hábitos culturais que nos façam melhores", ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Gugu Bueno. Por sua vez, o vice-presidente da Acic, Sandro Bacarin, observou que poder participar e contribuir para o sucesso de uma campanha como essa é um orgulho para a associação comercial. "Os números melhoraram mas é possível fazer com que recuam ainda mais", garantiu ele, pedindo o empenho de todos para o êxito das ações do Drink Premiado.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da FAG, Laila Rotter Schmidt, e o gestor de projetos da Agecin, Sérgio Kulak, que estiveram à frente da criação da campanha, explicaram o conceito do trabalho e falaram dos objetivos que as peças publicitárias buscam alcançar com as mensagens e reflexões que chegarão às pessoas. "Todo mundo conhece as consequências de pegar o carro depois de consumir bebida alcoólica. Mas ninguém quer pensar nisso quando está se divertindo. Por isso, a campanha Drink Premiado utiliza um tom lúdico para provocar a seguinte reflexão: quem pega o volante embriagado está apostando na sorte, pois as chances de se sair ileso ou de provocar uma tragédia são exatamente as mesmas. Como as pessoas associam 'sorte' com a expectativa de ganhar algo positivo, a chamada 'Drink Premiado' se vale desta expectativa como 'isca' para em seguida provocar o choque, e deixar muito claro para as pessoas o que se coloca em jogo quando se dirige embriagado", conta Laila. O vídeo e mais informações sobre a Campanha podem ser vistos no site e também na página do Facebook

REALIZAÇÃO: Centro Universitário FAG, Agecin, Cogesp, Cotrans, Conseg Cascavel. APOIO: Capitão Bebidas, Acic Cascavel, GH Filmes, Ministério Público do Estado do Paraná, Ecocataratas, Pajolla Mídia, Tête-à-Tête, Gráfica Imprecolor, Rede Outdoor, Maximus Atelier, Five Records, Oficina da Alegria, EVA's Cascavel e Buffet Paris.


FICHA TÉCNICA:

Agência: AGECIN - Agência Experimental de Comunicação Integrada Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Diretores de Criação: Sergio Kulak e Laila Rotter Schmidt

Atendimento: Laila Rotter Schmidt

Diretores de Arte: Sergio Kulak, Felipe Valenciano Cruz e Ronaldo Langer

Redação: Sergio Kulak e Leonardo Brito Aguiar

Planejamento: Daniele Benincá

Fotografia: Carina Yano e Rayane Moreira

Produtora: GH Filmes

Cobertura Jornalística: Rafaela Rafagnin

Fonte: Assessoria ACIC


1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel