Representante da CONEP ministra capacitação para membros do Comitê de Ética e professores
A oficina foi ministrada pelo professor Doutor Paulo Henrique Condeixa de França
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/FAG) e a Coordenação de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Assis Gurgacz realizaram ontem (05) uma oficina de capacitação com os docentes e membros do Comitê. A atividade foi desenvolvida em dois momentos: primeiro, para os membros do Comitê; na sequência, para docentes orientadores de TCC's da graduação e pós-graduação.
A oficina foi ministrada pelo professor Doutor Paulo Henrique Condeixa de França, membro representante da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) do Ministério da Saúde. Ele é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1992), tem Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, vírus das hepatites, marcadores moleculares e genotipagem. "Eu dividi as falas da seguinte forma: com os membros do Comitê de Ética, tratei mais sobre as rotinas internas de protocolo de pesquisa, como elaboração de parecer, especificidades das diretrizes éticas vigentes e a respeito das pendências mais frequentes; já para os professores, meu foco foi nos consentimentos livres e esclarecidos (quando quem é pesquisado autoriza ser alvo da pesquisa)", comenta o palestrante.
A Coordenadora do curso de Farmácia, Patrícia Stadler Rosa Lucca, foi uma das participantes e aprovou o aprendizado. "O que mais agregou ao trabalho que faço como orientadora de estudos foram os exemplos trazidos. Ele citou colocações inadequadas em alguns trabalhos e na sequência apresentou como seria a forma correta. O palestrante me mostrou uma forma de avaliação diferenciada em algumas questões específicas", opina. Condeixa de França ressalta a relevância de momentos como esse. "São espaços de atualização de extrema importância. A CONEP está sempre à disposição para essas iniciativas", acrescenta.
De acordo com a Coordenadora do Comitê, Thayse Dal Molin Alérico, o encontro é necessário por conta do crescimento da instituição e do número de projetos e pesquisas que envolvem seres humanos. "A capacitação foi muito proveitosa. Ficamos muito felizes em ver a adesão e interação dos membros do CEP/FAG, dos docentes e também de alguns colaboradores administrativos e pedagógicos que se interessaram pela temática. Nosso agradecimento à equipe da CONEP, representada pelo professor dr. Paulo França, que desde o início aceitou nosso convite para essa ação e, com certeza, foi a primeira de muitas que iremos desenvolver em nossa Instituição", expõe.
A Coordenação do Comitê pretende que mais encontros de aperfeiçoamento aconteçam. Para avaliar a primeira capacitação e propor novos temas para os próximos encontros, os participantes podem acessar este link.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel