Egresso e ex-docente de Psicologia da FAG representa o Brasil em evento na Malásia
Rafael Corrêa foi selecionado como um dos delegados entre 200 candidatos brasileiros pela Diplomacia Civil
O WUF9 (World Urban Forum - Fórum Mundial Urbano), em Kuala Lumpur, capital da Malaysia, aconteceu entre os dias 07 e 13 de fevereiro. O evento é convocado a cada dois anos pelo ONU-Habitat e é a conferência mais importante do mundo em questões urbanas. Apenas sete brasileiros tiveram a oportunidade de participar do Fórum e, entre eles, estava o egresso e ex-professor de Psicologia do Centro Universitário FAG, Rafael Corrêa..
Rafael é Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira - Unioeste, Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde ? ENSP/ Fiocruz, Especialista em Análise do Comportamento e Graduado em Psicologia pela FAG. Ele foi selecionado como um dos delegados entre 200 candidatos brasileiros pela Diplomacia Civil, programa que tem como objetivo engajar jovens brasileiros na agenda internacional por meio de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais. A seleção incluiu análise de currículo e análise de projeto. Em dezembro, ele recebeu a notícia de que iria para a Malaysia. "'Cidades vulneráveis e resilientes: a nova agenda urbana para a juventude', foi o tema proposta para a produção de um artigo e consequentemente o desenvolvimento de um projeto na região oeste do Paraná", explica.
Os delegados participaram de workshops preparatórios e revisões dos artigos produzidos por eles mesmos, com orientação de um especialista antes de ir ao evento. Já na Malásia, eles puderam não só participar das palestras e debates do evento como também contaram com uma agenda exclusiva de reuniões e encontros com líderes e especialistas, promovidos pela coordenação da Diplomacia Civil. "Foi possível ter uma visão mais ampla do que está acontecendo cenário internacional em relação a desenvolvimento territorial e a nova agenda urbana para a juventude", destaca.
Depois da volta para casa, o trabalho não para: Rafael está agora na parte prática, escrevendo o artigo sobre o tema proposto para, na sequência, começar a executar o trabalho de planejamento estratégico com os jovens. "Estamos na fase de coleta de dados, para depois propor um estudo de planejamento estratégico de espaços urbanos para a juventude. Já desenvolvemos um projeto piloto na tríplice fronteira em 2016/2017 e agora vamos ampliá-lo para as cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. O projeto tem o apoio do PTI e Itaipu Binacional e conta com a parceria de outras instituições como o Centro Universitário FAG, por exemplo", finaliza
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel