Pós em Perícia Forense simula cena de crime
No módulo sobre Análise de Evidência Biológica Papiloscópicas, a turma realizou coletas e análises das provas
A turma da Pós-graduação em Perícia Forense participou, no sábado (17), do módulo "Análise de Evidência Biológica Papiloscópicas", com a Mestre e Doutora, Marilesia Ferreira de Souza. Pela manhã os alunos tiveram acesso à teoria e, à tarde, no Laboratório de Análises Clínicas, no Bloco I, eles aplicaram os conhecimentos na prática. A professora simulou uma "cena do crime" em que fosse necessário que os "peritos" coletassem as provas e, em seguida, analisassem as mesmas.
Os alunos realizaram diferentes tipos de testes, entre eles: Método de Takayama - teste confirmatório de sangue; Kaster-Meyer - teste preliminar para a detecção de sangue, usando swab (cotonete), e digital do papel. "Eles estavam bem interessados e curiosos ao mesmo tempo. Esse acesso é uma oportunidade e chance de praticar no laboratório também. A cena do crime foi montada pensando na casa de uma pessoa desaparecida onde vestígios de sangue e objetos suspeitos foram encontrados, e diante disso, eles tiveram que tentar pelo menos, desvendar o que aconteceu no local", explica a professora, Marilesia.
A advogada, Camila Almeida, relata que foi possível adquirir conhecimentos na área de Biologia relacionados à sua área. "A maneira como a FAG disponibilizou os materiais, por exemplo, o Luminol, o qual foi utilizado na prática, demonstra o empenho dos docentes com a transmissão do conteúdo de forma dinâmica para a turma. Foi possível ter amplo acesso às metodologias aplicadas no cotidiano de um perito criminal", manifesta.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel