Idosos do Centro de Convivência retornam cheios de energia às atividades
Cem idosos foram recebidos com atividades especiais
O mês de março começou e com ele as atividades do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz. Na tarde do dia primeiro, os idosos do projeto foram recepcionados no auditório do bloco 4 para uma palestra motivacional de boas-vindas, ministrada pela Coordenadora do Programa, Salete Gerardi de Lima Chrun. A palestra trouxe assuntos relacionados aos desafios da terceira idade, além da campanha da fraternidade e da necessidade de participar do programa. Além das questões já abordadas com os participantes, em 2018 serão inseridas outras termos-chave às atividades: família, solidariedade, Campanha da Fraternidade com a temática Fraternidade e superação da violência, a amizade e a Longevidade.
"Eu gostei muito desse o primeiro dia, por causa das amizades, as gurias são muito atenciosas", disse Evani Rosa Fernandes, participante do Programa. Com o provérbio chinês: "Coma a metade, ande o dobro e ria o triplo", a Coordenadora ressaltou a importância de os idosos se cuidarem para um futuro com saúde e vitalidade. "Por isso, focamos para que eles saiam do projeto com grupos de amigos, se aproximem uns dos outros e se valorizem", expressa Salete. Para Arnilda, "é muito importante para vida e para o bem-estar seguir esses conselhos e orientações para chegar lá".
Os idosos já iniciaram o ano com agitação: eles participaram de brincadeiras e de alongamentos cheios de animação.
Sobre o Projeto
A Fundação Assis Gurgacz atende idosos desde 2003 e implantou em 2005 o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz com a finalidade de acolher pessoas idosas que vivem em vulnerabilidade social em Cascavel. Para atendê-las, desenvolveu um Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, que visa resgatar a cidadania, a melhoria da qualidade de vida, geração de renda e a inserção social. Atende atualmente 100 idosos de ambos os sexos, acima de 60 anos, de segunda a sexta-feira em período integral. A proposta pedagógica tem uma carga horaria de 1.440h/a, constituída por projetos multidisciplinares, com eixos temáticos de formação e cidadania, saúde, cultura, educação, inclusão digital, Psicoterapia, Artes, Música, Jogos de mesa, caminhada orientada, musculação, espiritualidade, sexualidade, esportes adaptados para 3ª idade e lazer. Durante o período de 2002 a 2017 a Fundação acolheu e proporcionou o fortalecimento de vínculos sociais de cerca de 1200 idosos.
Colaboração: Rafaela Rafagnin
Fotos: Carina Yano
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel