Moacir Dalmina Júnior é o novo Mestre do colegiado de Arquitetura
Dissertação foi sobre eficiência energética e conforto ambiental em aviários
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, Moacir Dalmina Júnior, apresentou na semana passada a Dissertação de Mestrado realizada no Programa em Engenharia de Energia na Agricultura da Unioeste. Com a orientação do professor Doutor, Jair Antonio Cruz Siqueira, ele teve o trabalho "Comparação de Projetos Arquitetônicos para Otimização de Eficiência Energética e Conforto Ambiental em Aviários de Frangos de Corte para o Oeste do Paraná" aprovado pela banca.
O trabalho visou desenvolver uma comparação simulada entre três modelos de projetos, para que através dessa análise seja possível avaliar o melhor modelo para ganho de eficiência energética em aviários de corte. Desta forma seria possível reduzir o custo de produção, através do aproveitando da iluminação e ventilação naturais para um melhor conforto térmico. "Os resultados permitiram concluir que o modelo de aviário desenvolvido pelo autor proposto para o estudo foi 20,97% mais eficiente energeticamente que o modelo aberto convencional e 58,21% mais eficiente do que o modelo dark house, utilizado atualmente no mercado", explica Moacir.
Depois de concluída a caminhada para o Mestrado, Moacir já pensa no Doutorado. Para a conclusão, foi necessário dividir o tempo dos estudos com a docência e atuação em seu escritório, porém, garante que o esforço valeu a pena. "Estou muito feliz em cumprir mais essa etapa em minha vida. Com certeza tudo que o professor agrega de conhecimento será repassado aos acadêmicos, pois, quem escolhe a docência tem como missão dividir o que sabe com os seus alunos", encerra.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel