Acadêmicos usam teatro para ilustrar diversidade linguística na FAG Toledo
Atividade foi realizada na disciplina de Estudos Linguísticos do curso de Letras
Um idioma só é pouco para comunicar um país do tamanho do Brasil. Cada região, grupo social e estado possui caraterísticas e influências sociais, culturais e étnicas próprias, que acabam interferindo no jeito de falar das pessoas. O tema é pautado na disciplina de Estudos Linguísticos, onde as características sociolinguísticas do país são trabalhadas pelos alunos do curso de Letras Português e Libras.
Para assimilar algumas destas características, a docente Janice Salvador propôs uma atividade teatral com os acadêmicos do 1º e 3º períodos. O resultado superou as expectativas. "Os alunos trouxeram roupas, ensaiaram a apresentação e conseguiram trazer um pouco destas nuances da nossa língua para a atividade", explica.
Um dos grupos apresentou a história de uma família moradora do interior que entrou em conflito com a filha que voltou da cidade grande falando o diferente dos entes. "Ali nós percebemos como nossa língua é dinâmica e o quanto os acadêmicos precisam entender e saber trabalhar com isto", comenta.
Outro assunto abordado durante a aula prática foi o preconceito linguístico, também muito presente na sociedade brasileira. "É preciso separar a norma culta da língua portuguesa, que deve ser usada principalmente na comunicação escrita, do jeito de falar das pessoas, onde se considera o contexto histórico, cultural, social em que estes sujeitos estão inseridos. Estas variações da nossa língua são tão grandes quanto o nosso país", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel