Engenharia Civil conta com novos Mestres e Doutora no colegiado
Danieli Sanderson Silva e Rodrigo Techio Bressan concluíram os Mestrados e a Karina Sanderson Adame concluiu o Doutorado
O curso de Engenharia Civil começou o ano letivo celebrando o aperfeiçoamento do colegiado. Recentemente, a graduação ganhou dois novos Mestres e uma Doutora: Danieli Sanderson Silva e Rodrigo Techio Bressan concluíram os Mestrados e Karina Sanderson Adame concluiu o Doutorado.
Danieli, que também integra os colegiados de Direito, Farmácia e Fisioterapia, cursou o Mestrado no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com orientação do professor Doutor, Jair Antonio Cruz Siqueira, ela escreveu o trabalho: "Análise do custo e consumo em energia elétrica na cadeia produtiva de carne de suínos no Oeste do Paraná". "Neste trabalho, foi analisado o custo e consumo em energia elétrica na cadeia produtiva de carne de suínos no Oeste do Paraná. Para as condições em que foram realizados os estudos, os resultados demonstraram que o consumo específico médio de energia na produção de suínos em fase de terminação é de 0,0058 kWh/kg, o consumo específico médio energético no abate é de 0,22 kWh/kg e o consumo no processamento é de 0,35 kWh/kg. Sendo que o maior consumo apresenta-se na etapa de processamento", evidencia no trabalho.
Rodrigo, que também dá aulas no curso de Engenharia Mecânica, realizou o Mestrado no mesmo Programa da Unioeste. Com a orientação do Professor Doutor, Reginaldo Ferreira Santos, escreveu a dissertação com o título: "Análises Físico-Químicas e Otimização da Prensagem de Crambe em Extrusora Mecânica sob Variações de Temperatura e Umidade Relativa dos Grãos". "Nosso objetivo foi aperfeiçoar o processo de prensagem mecânica contínua em uma prensa de extração mecânica, avaliando o efeito das variáveis independentes de temperatura e umidade relativa de grãos de crambe no rendimento de extração de óleo bruto, além de sua caracterização química e física, e dos parâmetros bromatológicos da torta", ressalta.
Karina, que também ministra aulas nas Engenharias Elétrica, de Controle e Automação e Mecânica, teve sua tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Unioeste - Toledo, sob orientação do professor Doutor, Aparecido Nivaldo Módenes. A tese foi intitulada: "Avaliação da Biodegradabilidade e Toxicidade de Fluidos Dielétricos de Transformadores em Solo e Meio Aquático". "Por meio dos estudos comparativos da biodegradabilidade e da toxicidade dos fluidos dielétricos no solo e no meio aquático, os resultados mostraram que o óleo vegetal pode ser usado como fluido dielétrico e possui potencial para substituir o óleo mineral", destaca.
Para todos, a nova titulação significa uma realização e a possibilidade de um novo momento profissional. "O Mestrado foi um período de muito aprendizado em minha vida acadêmica, mas não só de conhecimentos específicos e científicos, foi também um divisor de águas no meu crescimento pessoal, de superação. Agregou muito em minha vida e espero poder dividir um pouco deste conhecimento com meus alunos", conta Danieli. "A sensação de conclusão traz, primeiramente, uma sensação de alívio em mais uma etapa acadêmica concluída, e a certeza que a aprendizagem adquirida através desse estudo agregará fortemente na transmissão do conhecimento aos acadêmicos da FAG", pontua Rodrigo. "Sinto muita felicidade e realização pessoal quando penso no doutorado concluído", finaliza Karina.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel