Neodarwinismo X Criacionismo: alunos de Biológicas realizam Júri Simulado
Atividade aconteceu na disciplina de Evolução, ministrada pelo professor, Juliano Karvat
Ter bons argumentos, conhecer com profundidade o assunto em questão, ter embasamento para contestar qualquer apontamento contrário. Essas são exigências em um Júri Simulado, metodologia ativa que permite o choque de posicionamentos, fortalecendo diversas habilidades do aluno. O professor da disciplina de Evolução, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FAG, Juliano Karvat, usou o método como forma de aprendizado com os alunos do 7º período - e a experiência deu mais que certo.
O objetivo foi introduzir os acadêmicos ao debate sobre os temas Neodarwinismo (relacionado com os estudos evolucionistas do naturalista inglês Charles Darwin e as novas descobertas no campo da genética) e Criacionismo (crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural). "Esses temas são recorrentes na vida do biólogo e trazem discussões interessantes sobre o assunto, tornando o ambiente de sala de aula mais rico, onde o aluno torna-se o protagonista, expondo seus argumentos", cita o professor.
O trabalho desenvolvido pelos alunos do último ano do curso foi assistido pelos acadêmicos do 1º período, com o professor, Thomas Fruet. "Participar do júri simulado na matéria de Evolução foi extremamente gratificante e válido. Ao fazermos parte dessa dinâmica percebi que foi necessário buscar informações além do conteúdo da sala de aula, aprofundar-se sobre ele e ainda colocar para os demais nossos argumentos. Pensando na atividade em geral, ela nos proporcionou estimular nossa oralidade que será muito importante daqui pra frente", opina a acadêmica, Mayara Soares. "O júri foi uma oportunidade única, de grande valia, pois proporcionou a nós acadêmicos uma experiência nova e uma forma de aprendizado diferente, uma vez que buscamos nos informar mais sobre o assunto e isso acrescenta no nosso aprendizado e nos ajuda a crescer como futuros profissionais", acrescenta a aluna, Regina Pinheiro.
A oportunidade marcou a formação dos alunos. "Quando você entra no curso de Ciências Biológicas jamais imaginaria que participaria de um júri simulado, pois, geralmente isso ocorre no curso de Direito. Uma ação como essa é um acréscimo de conhecimento imenso, debatendo temas polêmicos da nossa área de estudo, nos preparando para sermos os melhores, é satisfatório e gratificante", encerra a acadêmica, Kessy Ellen Nieratka.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel