Saúde Humanizada: Laudelino Risso fala sobre tema com alunos de cursos da saúde

A palestra foi proposta para deixar a formação dos alunos mais completa

21/03/2018


Laudelino Risso é graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário FAG. Ontem (20), ele voltou ao berço da graduação para uma fala franca e importante, mostrando aos acadêmicos dos cursos da área da saúde da FAG como é relevante que o profissional vá além do corpo humano e que atenda o indivíduo em sua integralidade: corpo, mente e espírito. A palestra foi intitulada: "O Ser Humano e a doença: como obter melhores resultados". 

O Coordenador Adjunto de Medicina, José Ricardo Torres, foi um dos organizadores do evento. Segundo ele, a palestra foi proposta para deixar a formação dos alunos mais completa. "Tecnicamente, os alunos são muito bons, aprendem todos os conceitos e as práticas durante a formação, mas sentimos a necessidade de melhorar a parte humanística, de tratamento do paciente. É um diferencial que estamos oferecendo para o nosso aluno", explica.

Laudelino é Especialista em Osteopatia pela Escuela de Madri, tem formação em Medicina Mente e Corpo pela Faculdade de Harvard e hospital de Massachusetts, formação em Avaliação e tratamento da dor pela Faculdade de Harvard e Hospital Beth Israel, formação em Posturologia e pós-graduado em Terapia Manual. O extenso currículo permite ao profissional um conhecimento profundo sobre o que tem acontecido atualmente nos atendimentos de saúde e onde pode estar o principal erro. "A frieza dentro de uma consulta, centro cirúrgico, ou qualquer outro serviço de saúde tem sido muito grande. As problemáticas somato-emocionais estão aumentando em índices alarmantes, justamente pela falta desse calor do profissional da saúde, que ao invés de acolher esse paciente tem o rejeitado por falta de instrução adequada", relata o palestrante. Problemas somato-emocionais são dores que atingem o físico, mas que têm um componente emocional muito forte. A depressão é o exemplo mais significativo em número de casos na atualidade.

O encontro foi um passo para o aprendizado dos alunos.  "A temática é muito profunda, mas a ideia hoje foi, primeiro, tirar o 'véu' de cima do assunto, mostrar que existe algo além que precisa ser notado", expressa Laudelino. "No final, deu para entender a proposta do palestrante e achei muito legal! Acho incrível isso continuar acontecendo, porque está falta mais humanidade", opina a acadêmica do 4º período de Medicina Thainá Teixeira Lopes.



1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel