Na Semana Mundial do Cérebro, Psicologia realiza ações com diferentes públicos
Acadêmicos do curso que estão no Estágio Clínico da Abordagem Analítico-comportamental, sob a supervisão da professora, Patrícia Schnaufer, fizeram o trabalho
A Semana do Cérebro faz parte da iniciativa internacional Brain Awareness Week (BAW), coordenada pela instituição Dana Foundation desde 2010. A Brain Awareness Week (BAW) é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se durante uma semana para popularizar conhecimentos em neurociências. O curso de Psicologia do Centro Universitário FAG mais uma vez está participando com ações e, neste ano, leva atividades para diferentes públicos.
Acadêmicos do curso que estão no Estágio Clínico da Abordagem Analítico-comportamental, sob a supervisão da professora, Patrícia Schnaufer, fizeram o trabalho. O primeiro grupo realizou atividades no Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz. Os idosos participaram de uma palestra sobre memória e a importância de exercitar o cérebro. "A partir dos 25 anos de idade, começa o declínio cognitivo. Com exercícios cerebrais é possível deixar esse processo mais lento. Para tanto, o cérebro precisa: aprender algo diferente, realizar atividades de diferentes formas, trabalhos em grupo, desafios diários (sair da zona de conforto)", explica a acadêmica de Psicologia, Indienara Sauerressig. A terceira idade recebeu informações também sobre o mal de Alzheimer e de que forma é possível se prevenir. Com jogos e desafios, usaram o lado lúdico para ensinar os idosos. "Aprendi muita coisa boa, não imagina que fosse tão importante assim exercitar o cérebro. Vou passar a praticar o aprendizado", conta Mari de Sá, de 65 anos.
O segundo grupo se responsabilizou pelos ensinamentos aos jovens e adolescentes atendidos pelo PAJA (Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz). Também após uma palestra, que deu ênfase ao raciocínio lógico e formas de estímulo ao cérebro, desafios de lógica foram lançados aos jovens. "Trabalhamos o desenvolvimento das múltiplas inteligências e necessidade do treinamento cognitivo para que eles usufruam mais da capacidade cerebral e sejam menos prejudicados no futuro", pontua a acadêmica, Thiana Malta de Souza. "É bacana compreender tudo isso, porque esse treino pode melhorar nossa atenção e nosso desempenho nos estudos", elogia o jovem aprendiz, Maikel Siqueira.
Ontem (20), foi a vez dos acadêmicos do Centro Universitário FAG participarem. No 1º andar do Bloco 3, alunos do curso de Psicologia e de outras graduações foram convidados a decifrar enigmas, concluir desafios e colocar o cérebro à prova. "Foi uma iniciativa legal, incentivando o raciocínio lógico. Consegui resolver alguns dos desafios e foi muito bacana", opina o acadêmico de Engenharia Mecânica, Guilherme Ribeiro Veloso. "O curso de Psicologia, nesta semana, trabalha a importância de estimular o cérebro, atenção, concentração, raciocínio lógico, destacando a relevância de cuidar bem do cérebro, parte do corpo com que nós, da Psicologia, trabalhamos", encerra Patrícia Schnaufer.
Amanhã, os alunos do curso vão repetir a Blitz no Centro FAG, à noite, a partir do intervalo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel