Usando jogo, professor de Fisioterapia estimula aprendizado de acadêmicos
O professor, Carlos Eduardo Tanaka, usou a Gamificação para ensinar aos alunos
Os alunos do 5º período de Fisioterapia estão se preparando para as provas deste bimestre. Para ajudá-los na disciplina de Fisioterapia Aquática, o professor Carlos Eduardo Tanaka decidiu propor algo diferente: utilizando a metodologia ativa de Gamificação, aprendida durante a Semana Pedagógica da Instituição, ele aplicou um questionário aos alunos como forma de estudo dirigido e deixou a aula divertida.
Gamiicação é o uso de elementos de jogos, ou técnicas de design de jogos, em contextos não relacionados ao ambiente do jogo, sendo uma maneira de motivar pessoas em situações difíceis ou tediosas por meio de elementos lúdicos. No caso, a ferramenta utilizada pelo professor foi o Kahoot, um sistema de questionários online que tem sido cada vez mais utilizado no aprendizado, principalmente para estimular os jovens a aprender novos conteúdos. A plataforma projeta uma pergunta de cada vez para o seu participante, que deve acertá-la em 30 segundos. Todo o sistema foi projetado para parecer um videogame, utilizando cores chamativas, músicas e um ranking dos melhores participantes.
O professor então montou um questionário a partir do que foi oferecido de conteúdo na disciplina - perguntas e respostas curtas. Depois disso, o próprio site se encarrega de aplicar o teste. Os alunos liam a pergunta no projetor e respondiam pelo dispositivo móvel que tinham em mãos - tablets, smartphones e notebooks. "O próprio site vai pontuando os alunos, e o critério de desempate é a rapidez com que as respostas foram dadas", explica o professor.
Os três alunos com melhor desempenho foram premiados com chocolates. A avaliação sobre o quanto o aprendizado foi absorvido virá na prova no próximo mês. "Eu já passei o estudo dirigido em outros semestres, porém, os alunos tinham certa dificuldade de compreender e usar essa preparação para a prova. Espero que agora com essa ferramenta essa memorização e aprendizado sejam maiores", encerra o professor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel