Toledo - 13 de Abril de 2018 - 19:52
Alunos de Direito da FAG Toledo visitam estrutura do Centro de Socioeducação
Estrutura localizada ao lado da Delegacia de Polícia abriga adolescentes em conflito com a lei

Os alunos do curso de Direito da FAG Toledo estão participando de uma série de visitas técnicas neste semestre. Acompanhados dos docentes do curso eles já conheceram a Justiça Eleitoral, a Delegacia de Polícia junto com o setor de carceragem, o Patronato e o Tribunal do Júri. Outra visita técnica realizada foi ao Centro de Socioeducação (CENSE). O local abriga adolescentes em conflito com a lei e realiza diversas atividades educacionais, de capacitação e recreativas para fomentar a reinserção destes jovens na sociedade. Os acadêmicos visitaram as instalações e conheceram um pouco mais da sistemática de trabalho do local que em breve mudará para uma nova sede que está em construção no município. O professor Marco Antônio Batistella Longo acompanhou os alunos na atividade. "É um aprendizado único e necessário para futuras práticas competentes de transformação social, pois propicia que o elemento teórico possa ser materializado com a compreensão da vida real das instituições visitadas. Ou seja, os alunos conhecem a lei em sala de aula e precisam deste contato para saber efetivamente onde e como as coisas acontecem", afirma.

Para a coordenadora do curso Camila Milazzotto Ricci, o contato com os internos do Centro é uma oportunidade de os estudantes de Direito aprofundarem os conhecimentos sobre o tema. "É muito importante para os nossos acadêmicos perceberem que este local não é uma cadeia. Que aqueles adolescentes que se encontram lá estão, na verdade, sendo protegidos pelo estado que aplica o Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma estrutura diferente, com normas diferentes e com projetos para aqueles jovens em conflito com a lei. Este entendimento para os nossos alunos é primordial. Muitos deles que vão, em algum momento da carreira, lidar com assuntos relacionados", acredita.