FAG recebe um dos mais renomados psicólogos organizacionais do trabalho
Com 14 livros já publicados, José Carlos Zanelli, esclarece dúvidas de profissionais da área, acadêmicos e profissionais de outras áreas
O Centro Universitário FAG recebeu nesta semana um dos maiores nomes da Psicologia Organizacional e do Trabalho, José Carlos Zanelli. O profissional passou seu conhecimento em dois momentos: em workshop e uma palestra. Zanelli é autor de 14 livros e está à frente do Instituto Zanelli, que trata sobre saúde e produtividade.
O workshop teve o tema "Como se preparar para a aposentadoria". O curso teve quatro: cuidar da saúde, cuidar das finanças, desfrutar do tempo livre e desfrutar de uma aposentadoria prazerosa. Ele estuda esse assunto há 30 anos, tendo sido um dos primeiros a fazer esse trabalho. "A ideia é que as pessoas tomem consciência de que existem aspectos da vida que é preciso planejar para que no futuro não tenham problemas", afirma Zanelli.
Maria Cristina Oliver Martin, psicóloga, que está prestes a se aposentar, participou do workshop e disse que não estava se sentindo preparada para "abandonar" a carreira, mas que depois do que aprendeu com Zanelli, pode dar um rumo naquilo que tanto a incomodava. "Estava cheia de dúvidas, porque sou uma pessoa totalmente regrada e agora com a aposentadoria estava com medo desse tempo totalmente livre, como que eu iria viver", aponta Maria. A psicóloga ainda destacou que foi conversando e ouvindo o professor Zanelli que decidiu o que vai fazer daqui para frente. "A partir de agora eu vou tentar sair da área de Psicologia e entrar na área de investimento, já quero ir para o SEBRAE fazer um curso de empreendedorismo, e focar na área de administrar imóveis", finaliza.
No período da noite, José Carlos Zanelli ministrou palestra falando sobre seu último livro publicado: "Fatores de Riscos, Proteção Psicossocial e Trabalho, Organizações que Emancipam ou que Matam". O professor destacou a importância de um psicólogo em um ambiente de trabalho, pois, segundo ele, existem organizações que facilitam o processo de adoecimento e que podem até matar. "Nós sabemos que existem muito mais organizações que não são saudáveis. E gestores que não se dão conta de que tornar sua organização saudável fortalece em longo prazo a produtividade da sua empresa", comenta Zanelli.
Fernanda Besla, caloura de Psicologia, relata a importância de eventos como esse no âmbito acadêmico. "Isso vai ajudar na hora de pôr em prática o que aprendemos na faculdade, poder identificar e prevenir problemas futuros com funcionários, conflitos com chefes e para que as empresas tenham um lado mais humano e não tão ganancioso", explica Fernanda.
A professora de Psicologia e organizadora do evento, Laís Raycik, disse que conhecia José Carlos Zanelli desde a época em que fez Mestrado, e que trazer um profissional tão renomado nessa área enriquece o conhecimento de acadêmicos e pessoas que trabalham na área. "Foi por meio de uma atividade como essa, com o Zanelli, que lá atrás eu me interessei nessa área da Psicologia", lembra Laís.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel