Centro FAG lança serviço de editoração de livros
A primeira obra feita pelo serviço de editoração da FAG é do Mestre e publicitário, Alex Sandro Araújo Carmo
Como forma de incentivar e valorizar a produção científica e acadêmica, o Centro Universitário FAG passa a oferecer o serviço de editoração de publicações. A novidade foi confirmada com o registro ISBN (International Standard Book Number) 45540 na Fundação Biblioteca Nacional, órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.
A FAG, como Centro Universitário, sentiu uma necessidade maior de tornar públicos os trabalhos de seus professores, acadêmicos e egressos. "A partir desse registro, a FAG pode oferecer a publicação de livros, tanto impressos quanto no formato e-book. O objetivo é a divulgação dos trabalhos pedagógicos, técnicos, científicos e produções das diferentes áreas do conhecimento aos públicos externo e interno", enfatiza o Coordenador do Programa de Pós-graduação, que mediou a implantação, Osmar Antonio Conte.
A primeira obra feita pelo serviço de editoração da FAG é do Mestre e publicitário, Alex Sandro Araújo Carmo, com o título "Publicidade: Discurso e Polifonia". "Me sinto honrado pela escolha. É mais um passo na excelência na educação, pesquisa e na extensão universitária. Com esse processo de editoração, a FAG passa a valorizar ainda mais a pesquisa científica", comenta.
As pessoas que têm interesse em fazer uma publicação devem encaminhar a solicitação para a Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada). "A partir da área do livro, será designado um Conselho Editorial para dar o parecer sobre o trabalho. Uma vez aprovado, o trabalho passa por uma revisão de Língua Portuguesa e diagramação. Diante disso, é feito um orçamento, que pode ser bancado pela Instituição, pelo autor do livro ou por algum apoiador. Sendo uma obra eletrônica, irá para o site da FAG e sendo uma obra impressa segue para impressão. A FAG, neste momento, não irá trabalhar com a comercialização desse material, sendo a venda de responsabilidade do autor", orienta Osmar.
A intenção agora é garimpar estudos com potencial para publicação. "A Instituição tem hoje muitos professores com Mestrado e Doutorado que têm trabalhos excelentes e que estão na gaveta. Pretendemos resgatar esses trabalhos para que sejam publicados, tornando o conhecimento público. Outra intenção é que os professores não tenham apenas como opção deixar o material de aula dos acadêmicos na reprografia para o aluno, mas sim, que ele possa organizar esse conteúdo em forma de livro e disponibilize esse material ao aluno com registro e qualidade maior", encerra Osmar.
O PRIMEIRO LIVRO
O livro "Publicidade: Discurso e Polifonia" é fruto de parte da Dissertação do professor Alex, realizada no Programa de Linguística da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). "O objeto do trabalho é a Publicidade e eu penso sobre ela a partir de dois conceitos: o do discurso publicitário e de polifonia. Analisei alguns anúncios publicitários de produtos que prometem deixar a pessoa saudável e bem nutrida, mas, em última instância, eles estão dizendo que a pessoa ficará magra. Eu trago no decorrer da obra como esses anúncios conseguem produzir esse efeito de sentido sem dizer explicitamente que vão deixar o cliente magro", explica.
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