Fazenda Escola: sistema inovador garante colheita de morangos o ano todo
Técnica, desenvolvida pelo professor Cornélio Primieri, utiliza materiais acessíveis e de fácil manuseio
Dentro da estufa da Fazenda Escola os morangos fresquinhos e apetitosos estão ganhando destaque. Resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo professor Cornélio Primieri as frutas estão crescendo protegidas de insetos e outros fatores que podem funcionar como obstáculos no desenvolvimento dos morangos 100% orgânicos.
A técnica utiliza materiais acessíveis e de fácil manuseio. Utilizando sacos de substrato para hortaliças, três arames (que podem ser os colocados em cercas) e mangueiras, Cornélio percebeu que poderia desenvolver o plantio de morangos de uma maneira mais barata e durante o ano todo.
Colocando os sacos de substrato longe do solo, o professor e os seus alunos do curso de Agronomia fazem pequenos buracos nos sacos onde as mudas de morango serão plantadas. Com o auxílio do sistema de fertiirrigação, as mudas recebem água exatamente aonde precisam: na raiz.
Como os sacos estão dentro da estufa, no local não entram insetos, a luz do sol não incide diretamente e a água da chuva não atinge as folhas das mudas em desenvolvimento. Dessa forma, a fruta cresce sem problemas e sem a necessidade do uso de agrotóxicos.
NA ESTUFA
Na estufa, além de tomates e outras frutas, são cultivados quatro espécies de morango e desde que a pesquisa começou a ser aplicada na prática, as mudas estão se desenvolvendo tão bem que é preciso ter uma colheita praticamente todos os dias.
Segundo Cornélio, o maior 'segredo' para que os morangos cresçam tão bem - e de maneira tão rápida - é o modo de plantio: longe do solo, pois é lá que se desenvolvem as doenças que podem atrapalhar o crescimento das frutas. "A técnica do plantio direto no substrato faz com que o uso de 'travesseiros' seja dispensado, diminuindo os custos para o produtor rural. Com essa pesquisa, o objetivo é mostrar ao produtor que agronegócio não se resume ao milho e soja e, também, que é possível produzir morangos orgânicos sem fazer investimentos muito altos, já que com essa técnica o produtor usa aquilo que já usa no cotidiano", explica.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel