FAG desenvolve pesquisa inédita: produção de óleo vegetal isolante
O óleo é extraído do crambe e é utilizado em transformadores de energia elétrica
A pesquisa começou em 2007 e para a extração foram feita várias experiências com plantas como a soja, girassol e a canola. Mas foi outra planta que conquistou os pesquisadores: o crambe, uma semente um pouco maior que a soja. A planta é mais comum na região Centro Oeste do Brasil e seu plantio é uma novidade aqui no Sul.
O projeto, que é regido pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica despertou o interesse da Companhia de Energia Elétrica do Paraná. Foi firmado um convênio entre a faculdade e a empresa, e é a Copel quem avalia o desempenho do óleo vegetal de crambe em transformadores de distribuição e potência, inserido na rede elétrica.
Além de não ser prejudicial ao meio ambiente, os transformadores com óleo vegetal podem atingir uma potência 40% maior do que os convencionais. O risco de incêndio e explosões é bastante reduzido. A preocupação agora é ampliar os benefícios do crambe, já que a planta também pode ser uma opção de renda para os pequenos agricultores. Confira mais na reportagem de Cristiane Canassa.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel