Retrô 2014 Arquitetura e Urbanismo

Conquistas para os acadêmicos do curso e atividades voltadas para a preocupação social

30/12/2014


VIAGENS

Mais de 70 acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores participaram de uma viagem de estudos para São Paulo. No roteiro: Casa Cor, Museu de Artes de São Paulo (MASP), Museu Brasileiro de Escultura, Parque Ibirapuera, Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea, edifício da OCA, Auditório do Ibirapuera, Pinacoteca e Shopping D&D.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo acrescentaram, também, uma viagem de estudos, para o Rio de Janeiro. Acompanhados pelo professor Guilherme Ribeiro de Souza Marcon, a turma passou cinco dias na 'cidade maravilhosa', a fim de buscar um olhar técnico e aprofundado em relação à Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes passaram pelo: MAM, Memorial aos Pracinhas, Aterro do Flamengo, Edifício Gustavo Capanema, Catedral, Prédio Petrobrás, BNDS, Lapa, Igreja de São Francisco da Penitência, Pão de Açúcar, Corcovado, Jardim Botânico, Parque Lage, Lagoa Rodrigo de Freitas, Sítio Burle Marx, Barra da Tijuca. Cidade das Artes, Ipanema, Leblon, Copacabana, Museu de Arte do Rio, Museu da Imagem e do Som, Museu do Amanhã, e MAC, Niterói.


PROJETOS

Desenvolveu-se o projeto arquitetônico de 22 escolas estaduais de Cascavel, o qual foi desenvolvido pelos alunos do 6º período integral e 10º período noturno durante o semestre na disciplina de estágio supervisionado.

Outro projeto dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da FAG foi, em parceria com a Cettrans e a Secretaria de Planejamento de Cascavel, no sentido de fazer um levantamento sobre o fluxo de veículos nas áreas próximas aos terminais. Ao todo, 80 acadêmicos participaram da pesquisa, divididos em grupos para fazer a contagem em cinco pontos diferentes da cidade.


ATIVIDADES

Aconteceu a aula magna com o arquiteto alemão Thorsten Nolte. A atividade fez parte da Semana Acadêmica Integrada de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores.

O evento Archbusiness, aconteceu ao longo de três meses, com, ao todo, 12º encontros.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo tiveram participação no evento "Tendências e Propostas", promovido pelo curso de Design de Interiores. A atividade consistiu em duas palestras e uma exposição.

Três turmas de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma visita técnica a obra do edifício Rosa dos Ventos, em Cascavel. A atividade foi supervisionada pelo professor Christian Kniphoff e teve por objetivo a interação com a obra e suas diversas etapas. Além de proporcionar aos estudantes o conhecimento dos diferentes sistemas construtivos. Quem repassou as informações aos acadêmicos foi o arquiteto responsável, Caio Smolarek Dias.

FAG e Dom Bosco marcaram presença no 5º Fórum de Profissões Marista, que aconteceu na última semana. Durante o evento, professores e acadêmicos apresentaram os cursos das instituições e ministraram palestras e oficinas. A graduação de Arquitetura mostrou aos estudantes do Colégio suas áreas de atuação.

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram uma visita técnica em uma das obras assinadas pelo escritório MEZA. A atividade foi supervisionada pelos professores Christian Kniphoff (de Engenharia Civil) e Guilherme Marcon (Arquitetura e Urbanismo). Realizaram, também, visita na Casa Diference Decor - que é uma mostra de Arquitetura, Paisagismo e Decoração do interior do Paraná.

Os formandos 2014 foram acolhidos pela AEAC e pelo CAU onde tiveram oportunidade em conhecer um pouco mais sobre a vida profissional.



DESTAQUES

A primeira turma de período integral conclui a graduação em 2014.

Três acadêmicas são selecionadas para estudar fora do Brasil. Tâmara Milena de Andrade, acadêmica do 7º período, participará do "Ciência sem Fronteiras" nos EUA e as formandas Gabriela Scanagatta Damasceno e Thuany Danielli farão especialização na Universidade Roma Tre, na Itália.

Wellington Francisco Bescorovaine é aprovado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Limpas na UNICESUMAR em Maringá.



1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel