Aberta pré-temporada da Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol
Serão três dias de atividades teóricas e práticas realizadas no campus da FAG
Pelo 6º ano consecutivo a Faculdade Assis Gurgacz recebe a equipe de árbitros e assistentes da Federação Paranaense de Futebol para a pré-temporada. Neste ano são 25 árbitros e 52 assistentes participando da preparação.
Durante a cerimônia de abertura, realizada na noite de ontem (28), o presidente da Comissão de Arbitragem do Paraná, Afonso Vitor de Oliveira, destacou a parceria com a FAG e agradeceu a disponibilidade da instituição em ceder sua estrutura para a realização das atividades. O evento também contou com a presença do ex-árbitro de futebol e deputado federal Evandro Roman.
Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem do Paraná, a pré-temporada é um momento muito importante, porque assim como os jogadores, os árbitros também devem sempre estar treinados, para evitar erros. "São poucas as mudanças em relação à regra, a ideia é aprimorar, fazer com que eles relembrem o que já sabem", explica Afonso.
O conteúdo trabalhado envolve, além da aplicação das 17 regras, posicionamento, controle de jogo e acompanhamento da jogada. São vídeos com exemplos e trabalho em grupo. "Trabalhamos os pilares: físico, técnico, disciplinar, social e psicológico para que eles entrem focados no campeonato, que já começa neste sábado (31), com dois jogos", destaca Afonso.
O árbitro Leandro Barros Nunes, de 31 anos, afirma que sua intenção com o curso é aprimorar o conhecimento para aplicar a arbitragem de forma mais moderna. O assistente Euclides Garcia, de 28 anos, participa pela primeira vez com a elite do futebol. "A minha expectativa é aprender com os mais experientes. A primeira divisão tem mais visibilidade, mas tem o ônus da cobrança e da pressão", comenta.
Hoje (29) pela manhã tiveram início as atividades teóricas. São dois instrutores, o carioca Sérgio Cristiano e o cearense Milton Otaviano, árbitros experientes que irão trabalhar teoria e prática durante dois dias, sempre guiados pelo padrão FIFA. A programação segue até sábado (31).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 29 de Janeiro|Quinta-feira
Instrutores: Sérgio Cristiano e Milton Otaviano
- 8h30 às 12h30: Análise de vídeos
Local: Auditório Bloco I
- 15h às 18h: Treinamento
Local: Campo de Jogo
- 20h30 às 22h: Análise de vídeos e trabalho em grupo
Local: Auditório
Dia 30 de Janeiro|Sexta-feira
Instrutores: Sérgio Cristiano e Milton Otaviano
- 8h30 às 12h30: Treinamento
Local: Campo de Jogo
- 15h às 18h: Análise de vídeos
Local: Auditório Bloco I
- 20h30 às 22h: Trabalho em equipe
Local: Auditório Bloco I
Dia 31 de Janeiro|Sábado
- 8h30 às 12h30
Palestra: Justiça Desportiva - Dr. Paulo César Gradela Filho
Local: Auditório Bloco I
- 15h às 18h:
Palestras: Gestão e Competições Federação Paranaense de Futebol - Orlando S. Colaço Vaz e Gilsioney Marques
Local: Auditório Bloco I
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel