Abertura da Semana Pedagógica reúne docentes da FAG, Fasul e Dom Bosco
Palestra com o professor Claudio de Moura Castro abordou o tema
Professores da FAG, Fasul e Dom Bosco participaram da palestra de abertura da Semana Pedagógica, na noite de ontem (02). O auditório da Reitoria ficou lotado com os mais de 400 professores das três instituições, que prestigiaram a palestra do economista e especialista em Educação Claudio de Moura Castro.
Os docentes foram recepcionados pela Diretora Administrativa Jaqueline Gurgacz Ferreira, Diretor Acadêmico professor Afonso Cavalheiro Neto e Diretor Geral professor Sérgio de Angelis. Em sua fala, o Diretor Geral deu boas vindas aos professores e desejou um ótimo semestre de trabalho.
Em seguida, teve início a palestra com o professor Claudio de Moura Castro, mediada pela professora do NAAE, Patrícia Radaelli. Em sua apresentação, o especialista em Educação explicou a temática "Inteligência das mãos". Segundo ele, aprendemos vivenciando, experimentando o mundo real. O conhecimento resulta do processo de dar sentido a novas situações, reconciliando com o que foi aprendido. Estas são as bases do Construcionismo, conceituado como a aplicação prática das ideias construtivistas. Nesse sentido, o professor defendeu que a escola precisa se aproximar do mundo real.
Após a palestra aconteceu um debate e ao final foi servido um coquetel aos presentes.
Hoje (03), continuam as atividades da Semana, os professores se reúnem em Grupos de Trabalho (GT), a partir das 19h. Serão debates com as seguintes temáticas: "Universidade, Sociedade e Mercado de Trabalho", "A FAG e seus professores" e "Os novos perfis dos nossos estudantes e as TIC's - Tecnologias de Informação e Comunicação".
Amanhã (04), os professores novos participam de um laboratório pedagógico sobre planejamento de ensino/Sagres e conhecerão os setores das IES.
Nos dias 09, 10 e 11 serão realizados workshops sobre "Metodologias Ativas no Ensino Superior", a partir das 19 horas.
CLAUDIO DE MOURA CASTRO
Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade Yale e doutor pela Universidade de Vanderbilt, Claudio de Moura Castro foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na fundação Getúlio Vargas, na Universidade de Chicago, na Universidade de Brasília, na Universidade de Genebra e na Universidade de Borgonha. Trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, foi diretor geral da CAPES por 4 anos. Atualmente, é assessor da presidência da Faculdade Positivo.
O professor ainda é articulista da Revista Veja há 18 anos. Em suas produções estão mais de 300 artigos e 40 livros. Dentre os mais recentes estão Os tortuosos caminhos da educação brasileira e As aventuras de um pesquisador irrequieto: entre as trilhas da natureza e os caminhos do conhecimento. Livro este em que Claudio de Moura evidencia seu perfil, ao articular a metodologia da pesquisa às aventuras vivenciadas em suas viagens pelo mundo. Aventuras vividas, por exemplo, na Flórida (de motocicleta, ou mergulhando no parque Nacional Submarino) ou na Islândia (no Oceano Atlântico Norte) de caiaque, ou escalando o Pão de Açúcar, saltando de asa-delta na praia do Pepino, no Rio de Janeiro, ou no caminho de Provence, na França.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel