Semana Pedagógica FAG/Dom Bosco aborda Metodologias Ativas
A professora Hanelise Wagner Rauth falou sobre inovações nos métodos de ensino
Ontem (09/02), docentes dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia da FAG/Dom Bosco participaram do workshop sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior. A atividade foi aberta pelo Diretor Geral, professor Sérgio de Angelis, que falou da importância da formação continuada dos professores. Ele destacou o workshop como um complemento da palestra de abertura do Encontro Pedagógico, com o professor Cláudio de Moura Castro. Em seguida, foi lançado o projeto "Memórias FAG", pelo professor Claudemir Hauptmann, que pretende compilar práticas pedagógicas de sucesso em um livro. Na sequência, teve início a fala da professora Hanelise Wagner Rauth, que apresentou pedagogias ativas a serem aplicadas no Ensino Superior.
Metodologias Ativas propõe o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, onde o aluno atua como protagonista do aprendizado. Os métodos são utilizados em grandes universidades como MIT, Harvard, Olin College, Télécom Paristech e Essec. "O objetivo é propor aos professores que reflitam sobre as metodologias e que, aos poucos, busquem aplicá-las em sala de aula", diz Hanelise.
Segundo a professora Maria Eunice Barth Radaelli, "as atividades realizadas no workshop foram voltadas a trabalhos em grupo a fim de que acontecesse a troca de experiências entre professores", explica.
Para a professora Liciane Cechetto, de Psicologia, o workshop foi muito interessante, pois a palestrante trouxe uma dinâmica diferente. "É muito importante estarmos a par do novo formato de educação onde o aluno deixa de ser passivo e se torna ativo no processo de aprendizagem", afirma.
Para Laura Bittencourt, professora de Medicina Veterinária, as ideias trazidas e a dinâmica contribuíram para refletir sobre as atividades em sala de aula. "A troca de experiências me fizeram pensar em mudar a posição das carteiras em sala de aula, há muito o que refletir sobre o que foi aprendido hoje", destacou.
Hoje (10/02), participam do workshop professores de Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Agronomia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas. E amanhã (11), a atividade é voltada aos cursos de Arquitetura, Design de interiores, Engenharias: Civil, Elétrica e Controle e Mecânica, Sistemas de Informação, Tecnólogos em Marketing, Sistemas para Internet e Alimentos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel