Alunos de Arquitetura da FAG apresentam projeto de reforma do Kartódromo
Colegiado do curso e direção da entidade estiveram presentes na apresentação
Os alunos Geovani Cezar Feltrin e Eduardo Benincá, do 9º período do curso Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), apresentaram os resultados do Projeto de Extensão que propõe a reforma e ampliação do Kartódromo Delci Damian (Kart Clube Cascavel). A ideia foi proposta pela diretoria da entidade.
A reunião foi realizada ontem (09), na sala EG110 (Bloco das Engenharias) da FAG, e contou com a presença da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, professora Solange Smolarek Dias; professora do curso Renata Esser de Sousa; alunos que desenvolveram o projeto, presidente do Kartódromo Reny Tibola, vice-presidente Assis Marcos Gurgacz e tesoureiro Jaime Luís de Salles Agostinho.
O trabalho começou em novembro e foi desenvolvido em parceria com o curso de Engenharia Civil. Acadêmicos, supervisionados pelos professores Octavio Viana e Henrique Felipetto, foram os responsáveis por fazer o levantamento topográfico do Kartódromo. Esse foi o primeiro passo para o projeto de reforma e ampliação do espaço. A sequência da atividade foi desenvolvida pelos alunos do curso de Arquitetura, Eduardo Benincá e Geovani Cezar Feltrin, orientados pelas professoras Renata Esser de Sousa e Fabieli Bombonato. A partir da solicitação da diretoria do Kartódromo, através do Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura, os professores selecionaram os alunos com perfil para a atividade e convidaram os dois acadêmicos. "Eles toparam o desafio, trabalharam durante as férias e o resultado atende às necessidades solicitadas pelos clientes. A proposta ficou interessante e viável. Além do nível elevado do Projeto", explica a professora Renata.
Os acadêmicos desenvolveram um Master Plan, plano macro de uma proposta. Segundo Geovani Feltrin foi um desafio, porque não é um tema usual. "Trabalhamos com a revitalização de todo o Kartódromo, menos a pista, que já havia sido reformada, já está nos padrões". O aluno Eduardo Benincá complementa que a realização do projeto demandou muita pesquisa, porque eles nunca tinham feito nada parecido. "Fizemos muita pesquisa para chegar à proposta final", comenta.
O presidente do Kartódromo Reny Tibola ficou muito feliz com o resultado apresentado. De acordo com ele, a necessidade de reforma se deve à intenção do Clube de trazer eventos nacionais e internacionais para a cidade, inclusive o Campeonato brasileiro no ano que vem. "Cascavel tem uma das melhores pistas do Brasil. O que precisamos é de infraestrutura para o recebimento e atendimento do público", esclarece.
Reny complementa que os eventos nacionais trariam muitas pessoas para a cidade, fazendo a economia girar. "Normalmente são 20 dias de competição, em média 400 pilotos. Cada um traz sua equipe, de no mínimo cinco pessoas. Imagine quanto dinheiro giraria no município nos períodos de competição!?".
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, professora Solange Smolarek Dias, destaca ainda a ideia de conectar o local como área turística junto com o Lago Municipal. "Esta ligação é importante, pois o Lago é o cartão postal da cidade, e com a reforma do Kartódromo tudo ficaria interligado, como um grande complexo turístico", finaliza.
Para conhecer o projeto completo, clique aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel