Docente da FAG assume presidência da Câmara de Educação do CREA-PR
Ligia Eleodora Francovig Rachid, professora de Engenharia Civil, está no segundo mandato como Conselheira Titular
A professora Ligia Eleodora Francovig Rachid, docente da graduação de Engenharia Civil da FAG, assumiu a presidência da Câmara de Educação, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
Ligia foi indicada pela FAG para representar o Curso de Engenharia Civil no CREA-PR, no ano de 2012 a 2014 e agora está no segundo mandato como Conselheira Titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil. Além de participar da Câmara e do Plenário do CREA, participou durante o primeiro mandato e agora no segundo mandato da Comissão de Educação e Atribuição Profissional.
A função da Comissão de Educação e Atribuição Profissional - CEAP é avaliar a documentação vinculada aos processos de cadastro de Instituições de Ensino e de seus cursos regulares relativos ao Sistema CONFEA/CREA's. São analisados os programas pedagógicos de cursos, os parâmetros curriculares, o conteúdo programático de disciplinas e o quadro de professores da área técnica. Além disso, são analisadas solicitações de registro profissional para concessão de títulos e as atribuições profissionais aos egressos dos cursos, bem como as solicitações de extensão de atribuições profissionais. A partir dessas análises, a CEAP elabora relatórios fundamentados na Legislação Profissional vigente, para subsidiar as Câmaras Especializadas do CREA na tomadas de decisão em relação ao cadastramento da IES, registro dos seus cursos, registro profissional, extensão de atribuição profissional.
Segundo Ligia, o cargo de Coordenação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional representa uma excelente oportunidade para expor ideias e participar de um momento chave no processo de regularização de novos cursos e IES. "Estamos passando por grandes mudanças diante da evolução tecnológica, o surgimento de novas profissões e o ensino a distância, o número expressivo de cursos abertos e em processo de abertura e a mobilidade e trânsito dos profissionais entre os países". A professora complementa reiterando que: "a minha participação, neste momento, como coordenadora da CEAP será para contribuir em ações com o objetivo de atender ao interesse coletivo de estreitar a relação e discussões entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE)".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel