Clínicas FAG: referência em acompanhamento para Cirurgia Bariátrica
Desde 2010, equipe multidisciplinar realiza atendimento pré e pós-operatório de pacientes do SUS
Trinta e seis quilos, esse é o peso que Dona Valceli Teresinha da Silva, de 50 anos, perdeu após dois meses da realização de Cirurgia Bariátrica (Cirurgia de redução do estomago). "Mas não pense que foi fácil, se engana quem acha que a cirurgia é como mágica, entra com sobrepeso e sai magro, há todo um processo antes e depois do centro cirúrgico", relata Dona Valceli.
É esse acompanhamento no pré e pós-operatório que as Clínicas FAG realizam. Com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, os pacientes são tratados individualmente e em grupo. "Os pacientes são encaminhados pela 10ª Regional de Saúde e permanecem na Clínica pelo menos seis meses antes da cirurgia. É elaborado um Plano alimentar individualizado e são realizadas atividades grupais. Aqui eles aprendem a ingerir o alimento certo, na quantidade certa e na hora certa", explica a coordenadora do curso de Nutrição professora Nanci Rouse Teruel Berto.
A conquista dos 36 quilos a menos da Dona Valceli se deve muito a esse acompanhamento anterior à cirurgia. "Consegui emagrecer bastante antes. Segui todas as orientações e agora, depois da cirurgia, tudo está sendo mais fácil. Já passei por todas as fases e estou voltando a ingerir alimentos sólidos. Minha meta é chegar aos 60 quilos", afirma. De acordo com a Nutricionista Nanci, o ideal é que antes da cirurgia o paciente perca pelo menos 10% do objetivo. "É importante que eles entendam que depende somente deles, nós orientamos, mas cada paciente precisa compreender o processo e se esforçar para alcançar sua meta", orienta.
Esse esforço é observado também em Dona Edionice Albertina da Silva, de 47 anos. Ela foi encaminhada pelo Posto de Saúde, fez a consulta no Hospital São Lucas, que é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar as cirurgias bariátricas, e agora está sendo acompanhada nas Clínicas FAG. "Os profissionais são muito atenciosos, aqui aprendemos a comer certo, a controlar a ansiedade e a conviver em sociedade", destaca. A auxiliar de produção está no começo do processo, mas de olho no futuro. "Hoje estou pesando 132, espero chegar aos 65 quilos. Para mim é uma questão de saúde, quero voltar a trabalhar, poder ir a uma lanchonete e sentar em uma cadeira sem medo e sem ninguém ficar me olhando", afirma Dona Edionice.
As Clínicas FAG atendem o pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica desde 2010. Hoje estão sendo acompanhados quatro grupos, com uma média 30 pacientes cada. Os encontros são realizados às terças e quintas pela manhã. O encaminhamento é feito pelo SUS, em seguida o paciente passa por um consulta médica, depois é direcionado para as Clínicas. Quando estiver preparado, a cirurgia é marcada no Hospital São Lucas e após ele volta às Clínicas. "Depois da cirurgia, há o acompanhamento semanal, com as fases da dieta - de líquida à sólida - e após 60 dias os encontros são mensais, até que seja necessário", finaliza a coordenadora do curso de Nutrição, professora Nanci.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel