Professor de Jornalismo da FAG orienta projetos ganhadores do Sangue Novo
O docente Luiz Carlos Sonda conquistou três prêmios na área de Telejornalismo
O professor do curso de Jornalismo da FAG e diretor da TVFAG, Luiz Carlos Sonda, conquistou três importantes prêmios na 19ª edição do Sangue Novo de Jornalismo. A premiação aconteceu na noite de ontem (26), no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), em Curitiba.
Na categoria Telejornal laboratório, a equipe da TVFAG levou o 2º lugar, com o "Momento FAG". E os acadêmicos do 7º período de Jornalismo da Fasul conquistaram o 1º lugar com o "Jornal Ideias". Os dois produtos foram produzidos sob orientação do professor Luiz Carlos Sonda. "O legal desta categoria é o fato de ser um trabalho em equipe. Os produtos foram todos desenvolvidos em conjunto, não é fruto de um trabalho individual", explica Sonda.
Segundo ele, os dois telejornais vencedores tem uma característica em comum: a convergência de mídias. "No caso do Jornal Ideias, fizemos um blog onde eram postados bastidores, entrevistas e as matérias produzidas, para que o público pudesse acompanhar a produção e ao mesmo tempo divulgávamos o Jornal", destaca o professor. No caso do Momento FAG, a proposta é a mesma, pois é um jornal que entra na programação da TVFAG em qualquer horário. "Não precisamos esperar o horário de um determinado telejornal para inserir o Momento FAG, quando ele está pronto já colocamos na grade da TV e também no Portal da CATVE", complementa.
Outra categoria em que a TVFAG foi premiada é a de reportagem para televisão. A acadêmica do 7º período de Jornalismo, Cristiane Canassa, conquistou 3º lugar entre 26 reportagens classificadas, com a matéria "Produção de Óleo Vegetal isolante a Partir do Crambe", produzida em parceria com o curso de Agronomia, através do CEDETEC. Para o diretor da TVFAG, o 3º lugar é uma vitória. "Aqui na TVFAG produzimos institucionalmente, sem sair do campus, e mesmo assim conseguimos destaque. Concorremos com Faculdades de todo o Estado e a premiação demonstra a qualidade técnica do material produzido", destaca.
Na premiação, a FAG foi representada pelas acadêmicas de Jornalismo e integrantes da equipe da TVFAG, Letícia Barros e Cristiane Canassa. As duas destacaram a emoção em participar da premiação. "É muito bom ouvir seu nome e representar a Instituição. Não tem recompensa material, mas o reconhecimento é o mais importante", ressalta Cristiane. Letícia complementa dizendo que é muito interessante o intercâmbio com estudantes de outras faculdades e que na graduação é o momento de experimentar. "Agora é a hora de inventar coisas novas e lá vimos muitos trabalhos bons, uma galera muito criativa. Voltei com vontade de me esforçar mais ainda, para trazer mais prêmios para a FAG", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel