Docente da FAG desenvolve projeto de Segurança Alimentar e Sustentabilidade
A professora de Nutrição, Adriana Martins, fez o reaproveitamento de materiais para a criação de mesas, bancos, buffets e luminárias
Se engana quem pensa que o nutricionista é responsável apenas pela orientação nutricional e elaboração de dietas. Este profissional possui, além dessas, outras atribuições, dentre elas está contribuir com os requisitos da Segurança Alimentar e Responsabilidade Social, que envolvem ações de Educação, Economia, Meio Ambiente, Sustentabilidade.
É nesse âmbito que a nutricionista e professora do curso de Nutrição da FAG, Adriana Martins, atua em seu dia a dia. Ela é responsável por um refeitório onde são produzidos mais de 2.700 refeições e 600 cafés da manhã todos os dias. "O nutricionista deve estar atento aos controles e desperdícios, tanto de alimentos quanto de recursos naturais como água, energia, tempo e materiais. Somos responsáveis por garantir uma alimentação nutritiva que alcance a satisfação daqueles que a recebem. Seguir protocolos e normativas presentes nas Leis vigentes em nosso país, buscando adequar as estruturas físicas e equipamentos", explica.
Dentro dessa visão global, e sempre pensando na qualidade do alimento e do ambiente das refeições, Adriana desenvolveu um projeto com reaproveitamento de materiais no refeitório da empresa em que trabalha. Foram utilizados pallets na criação das mesas e bancos, além dos buffets para distribuição do café da manhã. Para melhorar a iluminação do local, foram desenvolvidas luminárias com aproveitamento de latas de extrato de tomate e latas de óleo. "Com este aproveitamento de materiais foi criado um ambiente agradável, onde os funcionários podem fazer a sua primeira refeição do dia. Não foram necessários investimentos altos de recursos financeiros, materiais que seriam descartados tiveram outro destino, alcançando resultados satisfatórios para todos os níveis da empresa e aplicando a sustentabilidade e preservação do meio ambiente", destaca a nutricionista.
Além das questões econômicas e de sustentabilidade, segundo Adriana, criar um ambiente agradável para os clientes internos da empresa também foi um ponto importante. "O espaço criado, apesar do projeto ainda não ter sido finalizado, é disponibilizado durante o dia para que os colaboradores realizem as suas confraternizações. E ainda temos outros projetos em andamento, como uma área de espera, que será mobiliada com bancos de pallet", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel