FAG e Instituto Kco Viegas promovem palestra sobre Dislexia e TDAH
O doutor José Alexandre Bastos falou sobre mau rendimento escolar e Angela Traldi Cecato apresentou o projeto Gato de Botas
Na última sexta-feira (10), a Faculdade Assis Gurgacz em parceria com o Instituto Kco Viegas promoveu palestra sobre: Dificuldade de aprendizagem com déficit de atenção TDAH e Dislexia, com o professor Dr. José Alexandre Bastos, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). O evento, voltado para acadêmicos e profissionais das áreas de educação e saúde, lotou o anfiteatro da Reitoria.
O Diretor Geral da FAG, professor Sérgio de Angelis, fez a abertura oficial do evento e destacou a importância em se discutir temáticas relacionadas à dificuldade de aprendizagem, já que problemas nos primeiros anos escolares refletem no ensino superior.
O Dr. Jesus Lopes Viegas, fundador do Instituto Kco Viegas, falou sobre o objetivo da associação sem fins lucrativos, que visa desenvolver projetos culturais, sociais, esportivos, educacionais, científicos e também relacionados com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e de tecnologia. Outro ponto importante, destacado pelo Dr. Jesus, foram as ações para auxiliar no atendimento a pessoas portadoras de Dislexia e Hiperatividade (TDAH).
Após a fala dos promotores do evento, a professora Angela Traldi Cecato, coordenadora pedagógica do Projeto Gato de Botas, fez a apresentação das atividades desenvolvidas: "o projeto busca dar apoio à inclusão nas escolas da rede municipal e estadual de São José do Rio Preto. As crianças são encaminhadas para o projeto, uma vez que a escola identifica algum déficit de aprendizagem, logo existe uma equipe multidisciplinar, dentre eles, neurologistas, psicólogos, psicopedagogos que definem estratégias de intervenção, a fim de encontrar um caminho para que a criança possa se desenvolver e acompanhar os estudos", explica Angela.
Em seguida teve início a palestra com o neurologista e pediatra José Alexandre Bastos, que abordou principalmente as dificuldades de aprendizagem e como isso reflete no desempenho escolar: "A intenção da palestra foi apresentar alguns passos a serem tomados diante da situação de mau rendimento. É necessário buscar um diagnóstico para a criança, a fim de entender a razão da dificuldade, logo se faz necessário uma equipe para entender as causas, já que elas podem variar. A finalidade foi apresentar quais podem ser as causas, isto é, a origem e o porquê do mau rendimento e explicar a razão da necessidade de uma equipe qualificada para descobrir o problema", finaliza o Dr. José Alexandre.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel