Mais de 500 atletas participaram da Copa Paraná de Handebol
Competição aconteceu no Complexo Esportivo da FAG, com a participação dos cursos de Fisioterapia e Educação Física
A FAG sediou nos dias 19, 20 e 21 de abril, a 10ª edição da Copa Paraná de Handebol. Foram três dias de muitas emoções, superação e grandes partidas em uma das maiores edições já realizada pela Liga de Handebol do Paraná.
Além de sediar o evento, a FAG teve dois cursos participando da Copa Paraná. Os acadêmicos Diego Luiz da Silva, Patrícia Oliveira, Joana Bianchi e Izabel Baldin, do 7º período de Fisioterapia, realizaram o atendimento dos atletas. E os alunos de Educação Física desenvolveram atividades das Práticas Curriculares Complementares (PCC), em Handebol com 200 alunos e em Gestão em Educação Física, 70 acadêmicos.
A Copa Paraná contou com o apoio da Faculdade Assis Gurgacz, da Prefeitura de Cascavel, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) e do CREF9/PR.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Feminino Cadete Sub-15
1º Santo Antônio do Sudoeste
2º Alto Paraná Handebol
3º Prefeitura de Boa Esperança
Masculino Cadete Sub-15
1º Colégio Vicentino Santa Cruz/Fecam
2º Colégio Bittencourt/Unimed Maringá/Marialva
3º Cascavel/AC5/Unimed
Feminino Juvenil Sub-17
1º ACH/Cascavel
2º Alto Paraná Handebol
3º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma
Masculino Juvenil Sub-17
1º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma
2º Prefeitura de Toledo/ATH/APEF
3º Astorga Handebol
ARTILHARIA E ATLETAS DESTAQUES
Com 43 gols, Wesley da Silva Antunes dos Santos, de Colorado foi o artilheiro da competição na categoria sub-17, ao lado de Gabriela Fernanda Lima de Araújo, de Iporã, que assinalou 31 gols. No sub-15 Gabriela Prado Vieira, de Boa Esperança, e Francesco de Andrade Busarello, do Colégio Marista Pio XII/Ponta Grossa, foram os jogadores que mais balançaram a rede. Já os atletas destaques mais votados no sub-15 foram Karolayne da Silva (Alto Paraná) e João Vitor Marques de Moura (ACH/Cascavel/AC5), e no sub-17 Isabela Neris Ferreira (Astorga) e Wesley da Silva Antunes dos Santos (Colorado).
CLÍNICA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO DA APAH
Antes do início da Copa Paraná de Handebol, também aconteceu na FAG a 13ª edição da Clínica Anual de Atualização da Arbitragem, promovida pela Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH). Mais de cem árbitros participaram do evento entre sexta-feira (17) e sábado (18);
O curso é realizado anualmente sempre antes da Copa Paraná, para que a equipe de arbitragem possa já aplicar o que aprenderam na competição. "Esta é a nova edição realizada no atual formato, em que o árbitro tem um laboratório prático para aplicar todo o conhecimento que obteve durante o curso", enfatiza o diretor de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Ésilo de Mello. Ele ressalta o esforço da APAH em manter a continuidade do curso voltado para a melhoria contínua da qualidade dos árbitros e do desenvolvimento do handebol no Paraná. "Noventa e oito por cento dos árbitros que participaram do curso vão atuar nas competições do Estado com um melhor entendimento das regras da modalidade, com certeza tudo que aprenderam será bem aproveitado pelos árbitros", evidenciou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Liga Paranaense de Handebol (www.paranahandebollhpr.com)
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel