Pós-Graduação da FAG ofertou disciplina de Prática Forense
O módulo faz parte do curso de Perícia Forense e é ministrada pelo Perito Criminal professor Evandro Gomes da Silva
A Pós-Graduação da Faculdade Assis Gurgacz ofertou, no final de semana (25 e 26/04), o módulo de Prática Forense, que faz parte do curso de especialização em Perícia Forense.
A disciplina foi ministrada pelo professor Evandro Gomes da Silva, experiente Perito Criminal - área Biologia, do Departamento de Criminalística (DC) do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Evandro atualmente exerce suas funções de Perito Criminal, na Seção de Perícias Ambientais, onde atende as solicitações de perícia em locais de crimes contra a fauna, contra a flora e crimes de poluição. Tem experiência nas áreas de Criminalística, Entomologia, Bioquímica, análises laboratoriais, modelos animais e in vitro, Bioquímica Ecológica, Botânica aplicada e Metalografia. O professor fez parte da equipe de perícia do caso do menino Bernardo Boldrini, morto em abril de 2014, no Rio Grande do Sul.
O curso de Pós-Graduação visa formar especialistas na área Forense, aptos a prestar concurso público ou atuarem na área Pericial. O professor Evandro busca, através de cenas práticas simuladas de crime, repassar o conhecimento aos alunos que pretendem atuar como peritos criminais.
São dois módulos do curso de especialização denominados de Prática Forense I e II. Neste final de semana foi ministrada a parte I que, segundo Evandro, tratou-se de um momento teórico onde ele apresentou como analisar o local do crime, quais os tipos de locais, como se estruturam os órgãos de perícia. Na tarde de domingo (26), os alunos tiveram a oportunidade de realizar um pequeno ensaio prático ao final do curso, onde o professor apresentou kits com reagentes, fluídos, sangue, materiais de proteção individual, roupas e bonecos sujos de sangue e orientou como coletar, analisar e interpretar vestígios.
Segundo o Perito Criminal, o campo da Perícia é vasto e tem evoluído bastante com o passar dos anos. "A Perícia cresce conforme a ciência se desenvolve; o maior avanço dos últimos tempos é, sem dúvida, o DNA criminal, que facilita a identificação desde vítimas até assassinos. O Brasil já possui um banco de DNA forense criminal e os equipamentos são novos e aperfeiçoados para a área", esclarece.
O professor Evandro explica também sobre o mercado de Perícia: "Há uma demanda reprimida, uma vez que o mercado é insipiente, porém, bastante promissor. Existem dois grandes mercados: Perícia oficial, que são os peritos que trabalham nos estados e na polícia federal; e assistentes técnicos, que são contratados pelas partes". Segundo ele, o objetivo do curso é, através de sua vasta experiência, levar nas cenas simuladas, alguns casos já vivenciados, a fim de preparar os futuros profissionais desta área.
O segundo módulo da especialização irá acontecer no mês de maio e será totalmente prático.
Além dos acadêmicos da especialização na área de Perícia, também participaram das aulas os alunos do "Curso teórico-prático em análise, interpretação e dinâmica de cenas de crime simuladas", ofertado pelo Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional (NAP) da FAG.
OUTROS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Além de Perícia Forense, a Pós-Graduação da FAG teve, neste final de semana, aula de vários outros cursos, das quatro grandes áreas: Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes; Ciências da Saúde e Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas. Nas imagens, destaque para os módulos de: "Relações humanas em ambientes educacionais", com a professora Mestre Deise Rosa e "Controle de sistemas dinâmicos", com o professor Dr. Agustinho Plucênio para o curso de Automação Industrial.
INSCRIÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO E NAP DA FAG
Os interessados em ingressar nos cursos de Pós-graduação da FAG, podem fazê-lo até o dia 30 de abril, através do site. O Programa oferta, para o primeiro semestre deste ano, 46 cursos em quatro grandes áreas do conhecimento: Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra (nove cursos); Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes (oito cursos); Ciências da Saúde e Biológicas (15 cursos) e Ciências Sociais Aplicadas (14 cursos). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3321-3964 ou por email [email protected].
Sobre os cursos do Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional, mais informações no site, por telefone (45) 3321-3964, das 8 às 17h, ou pelo e-mail [email protected].
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel