Todos contra pedofilia: FAG e EVAS promovem debate sobre o tema
Na abertura do Simpósio sobre Proteção da Adolescência e Infância aconteceram apresentações culturais e palestra
O Simpósio sobre Proteção da Adolescência e Infância (SINPAI), na noite de ontem (29), começou com a apresentação da "Terapia da Alegria", Cia de Teatro Expressão de Amor, de Maringá-PR. Os dois palhaços, além de conquistarem muitas risadas da plateia, deixaram a mensagem prevenir é o melhor remédio, resumindo a necessidade de estar atento à pedofilia que, muitas vezes, foge aos olhos.
A primeira fala do evento foi entregue à Olga Bongiovanni, apresentadora de TV da Tarobá. Suas palavras enunciaram a necessidade em observar os sinais que podem indicar ocorrência de abuso sexual.
O diretor Sérgio de Angelis, em nome da FAG, agradeceu a presença dos participantes e destacou a participação da faculdade no evento. "A parceria da FAG como apoiadora da EVAS (Ex-vítimas de Abuso Sexual), tem como objetivo sensibilizar os profissionais de todas as áreas para um grave problema social que, por muito tempo, foi ocultado. É fundamental que se tenha uma visão científica, sociológica a respeito do tema", diz.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valdair Debus, enfatizou que é preciso conhecer a lei e garantir os direitos dos jovens. Além disso, falou sobre o artigo 277 da Constituição Federal que, resumidamente exige que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Após o Hino Nacional Brasileiro, apresentado por Gabriel Felipe Bueno, coordenador do Coral Infantil Municipal, foi apresentado o vídeo de agradecimento aos patrocinadores do evento. Em seguida, a palestra "Todos contra Pedofilia" com o promotor de Justiça de Minas Gerais, Carlos José da Silva e Fortes (Casé), que relatou o conteúdo do livro com o mesmo título, que fala sobre crimes de pedofilia. "Não é um livro jurídico, fala sobre casos reais acompanhados por mim no meu trabalho", diz. Segundo ele, é interessante que os exemplos sejam usados para praticar a prevenção e o combate contra a pedofilia. "A intenção é levar a informação necessária para prevenir crimes de pedofilia", complementa.
Delair Borges, da Associação EVAS e coordenadora do evento, descreve a importância da discussão do tema: "Existem muitos casos que não vem à tona; a sociedade precisa encarar o assunto com seriedade e sem preconceito para que possamos desvelar a real situação da pedofilia no Brasil e prevenir a ocorrência de novos casos", finaliza.
O Simpósio segue com programação hoje (30), durante todo o dia. Durante a manhã aconteceram duas palestras. A primeira com a advogada Débora Normanton Sombrio, que abordou o tema: "Violência sexual e comunicação: uma perspectiva jurídica". E às 10h a temática foi: "Infância Silenciada - Os impactos psicossociais no fenômeno do abuso sexual da infância e adolescência - Contribuições da Psicologia", debatida pela psicóloga Semiramis Maria Amorim Vedovatto.
Confira a sequência da programação de hoje a tarde e noite.
- 13h15 - Apresentação Cultural Monólogo "Almas Manchadas", com o ator André Luis Dutra.
Palestra: "Avaliação de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual", com a Palestrante Dra. Denise Casanova Villela, Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS), Integrante do GNDH Grupo Nacional de Direitos Humanos , Membro da COPEIJ - Comissão Permanente da Infância e da Juventude e Colaboradora no CRAI - Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil.
- 15h45 - Mesaredonda "PL 4754/2012 e o quê fazer com os pedófilos/abusadores sexuais?", sendo composta por representantes da Câmara dos Deputados, Mídia local e nacional, Direito Penal.
- 19h15 - Lançamento oficial do filme de curtametragem "Reflexo de Vênus", uma produção de OFFERTV Imagem Vídeo e Fênix Produções Cinematográficas.
Palestra: "Direitos Humanos: O Disque Direitos e a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Sexual", com Sidnei Sousa. O palestrante é Coordenador Geral do Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), pasta do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e possui 15 anos de experiência em políticas públicas de direitos humanos e igualdade racial.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel