Alunos de Letras da FAG participam de palestra sobre a cultura surda
A atividade faz parte da disciplina de Libras do 3º período. Éden Veloso explicou sobre a realidade dos surdos e a inclusão social
Os acadêmicos do 3º período do curso de Letras da Faculdade Assis Gurgacz participaram de palestra sobre cultura surda e inclusão social. A atividade fez parte da disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrada pela professora Nilce Alves Vaz.
O Professor curitibano Éden Veloso é surdo profundo de nascença, graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor de Educação Especial do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Em 2009, fundou a Editora Mão Sinais com o sócio, Valdeci Maia, também surdo. A principal publicação "Aprenda Libras com eficiência e rapidez", volumes 1 e 2, acompanha um DVD com diálogos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), e já vendeu mais de 45 mil exemplares em todo o Brasil. O livro reúne o aprendizado de 1,2 mil sinais da Libras, que engloba no total mais 7 mil códigos de comunicação. Fundou também a Escola Mão Sinais em Curitiba que presta serviços de intérpretes e cursos de capacitação em Libras para colaboradores de empresas.
Segundo a professora da disciplina, a proposta de convidar o Professor Éden para ministrar essa palestra para o 3º período objetivou propiciar aos alunos o contato com a cultura surda e a conscientização da importância da inclusão social, reconhecendo os surdos como indivíduos produtivos na sociedade. "Acredito que os alunos puderam perceber que aprender Libras é também ampliar sua rede de comunicação, enriquecendo a atividade profissional e contribuindo para diminuir o preconceito", explica Nilce.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel