Agronomia promove seminário sobre sustentabilidade produtiva na agricultura
Evento acontece durante três sábados e faz parte da disciplina de Agroecologia
O curso de Agronomia da FAG promove, neste sábado (16), a primeira etapa do III Seminário sobre sustentabilidade produtiva na agricultura moderna. O evento faz parte da disciplina de Agroecologia, ministrada pelo professor Dr. Esmael Lopes dos Santos, no 3º período do curso.
De acordo com o docente, o objetivo é trazer atividade prática para os alunos como forma de aprendizado, principalmente de temas com problemática no campo. "Além disso, os acadêmicos já terão oportunidade de treinar este tipo de atividade, que será rotina para eles quando formados", ressalta.
O Seminário está na sua 3ª edição e acontece anualmente sempre no 1º Semestre. "Na primeira edição realizamos uma viagem com os alunos até a Embrapa soja em Londrina, além de atividades na Fazenda Escola. Na segunda edição, tivemos palestras sobre vários temas e atividades práticas também na Fazenda Escola", explica o professor Esmael. Ele complementa que os temas são escolhidos sempre com referência aos gargalos existentes no campo, desde a produção de produtos "orgânicos certificados" até o manejo integrado de pragas com controle biológico.
A novidade da 3ª edição do evento é que os alunos deixam de ser expectadores e se tornam protagonistas do Seminário. Eles irão montar as estações no campo e apresentar os temas de forma prática. "Neste ano, a abordagem é de técnicas que possam ser utilizadas para mitigar efeitos que degradam o solo. Portanto, teremos temas desde montagem de pilha para produzir compostagem com os resíduos caseiros para utilizar na horta, até simuladores de chuva para avaliar sistemas que diminuem a erosão no campo", esclarece Esmael.
As atividades do Seminário acontecem durante três sábados - 16, 23 e 30 de maio - com início às 8h. A cada sábado serão 10 estações de 30 minutos cada. As estações estarão espalhadas pela Fazenda Escola, com temas variados.
Durante o evento, também serão desenvolvidas atividades pelo Grupo de Estudos em Manejo Agrícola (GEMA). O grupo tem dois anos de existência e é formado por alunos de vários períodos do curso de Agronomia. Eles desenvolvem experimentos no campo e promovem atividades práticas. "Neste sábado, no período da tarde, o GEMA irá apresentar os resultados de experimentos com uma estação no Projeto Integrador", finaliza o professor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel