Sustentabilidade na agricultura é tema de Seminário na FAG
Evento do curso de Agronomia teve início no sábado (16) e segue nos dias 23 e 30 de maio
Os primeiros 10 grupos, formados por alunos do 3º período de Agronomia, apresentaram, no último sábado (16), seus trabalhos na primeira etapa do III Seminário sobre sustentabilidade produtiva na agricultura moderna. A atividade aconteceu na Fazenda Escola da FAG e faz parte da disciplina de Agroecologia, ministrada pelo professor Dr. Esmael Lopes dos Santos.
Segundo o docente, o principal desafio da disciplina é a aplicação. "Tenho que apresentar argumentos para que eles consigam demonstrar ao produtor que é possível produzir e preservar o ambiente. É algo preventivo, mas não é imediato, o produtor vai sentir uma resposta no sistema", explica Esmael.
É com o intuito de discutir essas alternativas, que o professor promove o Seminário, para mostrar na prática o que os acadêmicos aprendem na teoria em sala de aula. "É importante que os alunos consigam visualizar as problemáticas do campo. Além disso, eles têm a oportunidade de treinar para eventos, elementos como apresentação, argumentação e controle do tempo", ressalta.
O Seminário está na sua 3ª edição e acontece anualmente sempre no 1º Semestre, abordando temas referentes a gargalos existentes no campo, desde a produção de produtos "orgânicos certificados" até o manejo integrado de pragas com controle biológico. Os 10 temas apresentados na primeira etapa foram: Controle biológico de doenças, Controle biológico de pragas, Compostagem, Adubo orgânico sólido, Agricultura e Conservação, Consorciação de Culturas, Verme compostagem, Adubo Orgânico líquido, Certificação - feira e mercado e Certificação - animal e vegetal. "O interessante da disciplina de Agroecologia é que os alunos possam associar com outras matérias, e a multidisciplinaridade está muito presente no Seminário", comenta o professor.
As atividades do evento seguem nos dias 23 e 30 de maio, com início às 8 horas. Nos próximos sábados serão mais 20 estações de 30 minutos cada, espalhadas pela Fazenda Escola.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel