Comunicação Social da FAG participa de palestra sobre Projeção Mapeada
Fernanda Carolina Armando Duarte e Rodrigo Rezende de Souza falaram sobre conceitos e aplicações de tecnologia
Na noite quarta-feira (03), aconteceu o Projeto de Extensão: "Dispositivos interativos para obras artísticas com Coletivo RE(C)organize" para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da FAG. A palestra sobre Projeção Mapeada foi ministrada por Fernanda Duarte e Rodrigo Rezende, a convite da coordenadora de Publicidade e Propaganda, professora Laila Rotter Schmidt.
Segundo a professora Laila, tecnologias de projeção de imagem estão em alta, uma vez que são inovadoras e permitem muitas aplicabilidades dentro da área de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. "Temos a possibilidade de trazer para os alunos, e também para nossa realidade, pessoas que estão fazendo esse tipo de trabalho em outros estados e países que trabalham com video mapping e life cinema, as quais são ferramentas de interação", explica Laila.
A projeção mapeada é a projeção de imagens realizada sobre uma superfície tridimensional, "mapeando" a projeção de acordo com a superfície. A projeção interativa é aquela que responde, em tempo real, a estímulos provenientes de sensores de movimento, som, luminosidade, entre outros. Estas tecnologias possuem diversas aplicabilidades no âmbito da comunicação, como, por exemplo, criar cenários digitais e interativos em eventos e exposições. Trata-se de um tema contemporâneo, que apesar de sua relevância é pouco conhecido e explorado no Brasil, especialmente na nossa região.
Na palestra, os integrantes do Coletivo RE(C)organize, Fernanda Duarte e Rodrigo Rezende, falaram sobre os processos criativos de suas obras e suas experiências com a interatividade aliada a diferentes técnicas projetivas, além de demonstrar alguns equipamentos utilizados na construção dos dispositivos de suas obras.
Segundo Fernanda, é importante tratar do tema projeção mapeada, pois é um tipo de projeção que adapta o vídeo aos ambientes da arquitetura. "São materiais que estão sendo muito disseminados e fazem parte de um renascimento da imagem videográfica", diz. Rodrigo Rezende revela a intenção de apresentar o estudo sobre projeção mapeada: "Queremos trazer novos conceitos e aplicações de tecnologia ligadas à arte e outras aplicabilidades com esses tipos de ferramentas na área de Publicidade e Propaganda e Jornalismo", explica.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel