Fonoaudiologia e Nutrição da FAG participam de videoconferência
As duas graduações se uniram para aprender um pouco mais sobre assuntos em comum entre as profissões
Na noite do dia 10, os acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia e Nutrição da Faculdade Assis Gurgacz participaram de videoconferência sobre espessantes. A aula realizada através do vídeo foi ministrada por dois profissionais de São Paulo, renomados da área.
A professora do curso de Fonoaudiologia da FAG, Jenane Topanotti da Cunha, esclarece a intenção do evento. "O curso é a respeito de espessantes e de possibilidades de melhora para pacientes com disvagia (dificuldade de deglutição) que é uma patologia que está relacionada com as áreas de Fonoaudiologia e Nutrição", explana. Segundo a professora, os pacientes com dificuldades de deglutir os alimentos por via oral precisam de alimento ou mais pastoso ou mais líquido. "O objetivo dos profissionais responsáveis por ministrar a videoconferência é divulgar o produto com que trabalham e para os acadêmicos é conhecer sobre o que é espessante - substância capaz de aumentar a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, melhorando a textura e a consistência dos alimentos processados", explica.
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da FAG, professora Nanci Rouse Teruel Berto, o evento vai além do que aprendizado. "A interação entre os futuros profissionais dos dois cursos é muito positiva, pois já na graduação eles aprendem que precisam trabalhar juntos e que dependem um do outro", garante. De acordo com a professora, o profissional fonoaudiólogo libera a dieta, mas quem se dedica a especificação da mesma, é o profissional nutricionista. "Faz-se necessário realizar o trabalho em conjunto com o propósito de alcançar o objetivo principal que é atender bem o paciente", conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel