19ª edição do GINASFAG movimenta o complexo esportivo da FAG

Os calouros do curso de Educação Física foram os protagonistas do evento que é promovido anualmente

15/06/2015


O complexo esportivo da FAG ficou movimentado para a 19ª edição do GINASFAG, que aconteceu na última sexta-feira (12). Os acadêmicos do 1º período do curso de Educação Física apresentaram as coreografias ensaiadas aos colegas e familiares.

O diretor geral da FAG, professor Sérgio de Angelis, ficou responsável pela abertura do evento, onde esclareceu que o aspecto acadêmico e a parte lúdica são desenvolvidos com prioridade no curso de Educação Física. "O GINASFAG, além de uma atividade acadêmica, que é importante para os nossos alunos, uma vez que faz parte do conteúdo específico de Educação Física, é um momento lúdico para vida universitária", valoriza. Ainda, em sua fala, comentou que as questões lúdicas trabalhadas no curso chamaram a atenção de acadêmicos de Letras e Pedagogia da FAG, que se fizeram presentes no evento.

O coordenador do curso de Educação Física, professor Vitor Cesar Moreira, destacou a relevância do evento para o curso: "É um evento fundamental para o curso porque é pioneiro, ou seja, foi o primeiro evento de Educação Física e, consequentemente, o primeiro evento da FAG. Hoje é a 19º edição, cuja fundamental importância é a integração dos alunos, pois não participam apenas os acadêmicos do 1º período, mas os outros períodos com apresentações e também no papel de telespectadores", assegura Vitor.

A professora Francielle Cheuczuk e o professor Gleisson Ferreira foram os responsáveis pela organização do evento. Segundo Gleisson, é a segunda vez que participa da organização. "É um envolvimento grande dos alunos do 1º período, os quais tem toda uma possibilidade de aprender sobre ginástica, sobre o movimento para construção do ser humano; eles possuem uma liberdade grande para explorar todo o conhecimento que já carregavam antes de entrar na faculdade", explica. Para o professor, a atividade é uma integração do curso e da comunidade externa, além de ser um momento de descontração, de troca de ideias com colegas de outros períodos. Em sua avaliação do evento, ressaltou o envolvimento dos alunos e a participação dos acadêmicos do 7º período na atividade, através de apresentações como forma de despedida.

A professora Francielle Cheuczuk aponta que este ano houve participação especial com alguns grupos de dança dos alunos do 7º período, organizados pela professora Isabela dos Anjos, e também outro grupo formado por alunos de diferentes períodos do curso. "O evento é uma forma de avaliação das disciplinas de Ginástica geral e Ginástica para todos, trabalhadas no primeiro bimestre, onde os alunos estudam a parte teórica e, no segundo bimestre, são avaliados através das apresentações que acontecem no GINASFAG. São várias tarefas para serem cumpridas antes da avaliação final", explica. De acordo com a professora Francielle, os alunos estão superando diversos obstáculos pessoais, pois estão se conhecendo. "O trabalho em grupo é muito importante, porque todas as decisões devem ser tomadas em conjunto e, dessa maneira, eles têm a possibilidade de interagir, promovendo, assim, a comunicação entre turmas, períodos e professores", avalia.

Andressa Nunes, do 1º período matutino, apresentou uma dança de festa junina com batidão. Segundo ela, todos do grupo estavam empolgados, nervosos e preocupados em como é o funcionamento do GINASFAG. "Ensaiamos durante um mês e acredito que valeu a pena a dedicação para fazermos um bom trabalho", afirma.

Leandro Mocelim Salla está no 7º período do curso e também participou. "No 1º período sentimos muita vergonha, somos tímidos e não sabemos como as coisas vão acontecer; agora no 7º período estamos mais maduros, conhecemos mais sobre ritmo, temos mais facilidade para preparar a coreografia e desenvolver melhor". Para ele, o GINASFAG está melhor a cada ano, com mais apresentações. E este ano teve recorde de participantes.

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel