19ª edição do GINASFAG movimenta o complexo esportivo da FAG
Os calouros do curso de Educação Física foram os protagonistas do evento que é promovido anualmente
O complexo esportivo da FAG ficou movimentado para a 19ª edição do GINASFAG, que aconteceu na última sexta-feira (12). Os acadêmicos do 1º período do curso de Educação Física apresentaram as coreografias ensaiadas aos colegas e familiares.
O diretor geral da FAG, professor Sérgio de Angelis, ficou responsável pela abertura do evento, onde esclareceu que o aspecto acadêmico e a parte lúdica são desenvolvidos com prioridade no curso de Educação Física. "O GINASFAG, além de uma atividade acadêmica, que é importante para os nossos alunos, uma vez que faz parte do conteúdo específico de Educação Física, é um momento lúdico para vida universitária", valoriza. Ainda, em sua fala, comentou que as questões lúdicas trabalhadas no curso chamaram a atenção de acadêmicos de Letras e Pedagogia da FAG, que se fizeram presentes no evento.
O coordenador do curso de Educação Física, professor Vitor Cesar Moreira, destacou a relevância do evento para o curso: "É um evento fundamental para o curso porque é pioneiro, ou seja, foi o primeiro evento de Educação Física e, consequentemente, o primeiro evento da FAG. Hoje é a 19º edição, cuja fundamental importância é a integração dos alunos, pois não participam apenas os acadêmicos do 1º período, mas os outros períodos com apresentações e também no papel de telespectadores", assegura Vitor.
A professora Francielle Cheuczuk e o professor Gleisson Ferreira foram os responsáveis pela organização do evento. Segundo Gleisson, é a segunda vez que participa da organização. "É um envolvimento grande dos alunos do 1º período, os quais tem toda uma possibilidade de aprender sobre ginástica, sobre o movimento para construção do ser humano; eles possuem uma liberdade grande para explorar todo o conhecimento que já carregavam antes de entrar na faculdade", explica. Para o professor, a atividade é uma integração do curso e da comunidade externa, além de ser um momento de descontração, de troca de ideias com colegas de outros períodos. Em sua avaliação do evento, ressaltou o envolvimento dos alunos e a participação dos acadêmicos do 7º período na atividade, através de apresentações como forma de despedida.
A professora Francielle Cheuczuk aponta que este ano houve participação especial com alguns grupos de dança dos alunos do 7º período, organizados pela professora Isabela dos Anjos, e também outro grupo formado por alunos de diferentes períodos do curso. "O evento é uma forma de avaliação das disciplinas de Ginástica geral e Ginástica para todos, trabalhadas no primeiro bimestre, onde os alunos estudam a parte teórica e, no segundo bimestre, são avaliados através das apresentações que acontecem no GINASFAG. São várias tarefas para serem cumpridas antes da avaliação final", explica. De acordo com a professora Francielle, os alunos estão superando diversos obstáculos pessoais, pois estão se conhecendo. "O trabalho em grupo é muito importante, porque todas as decisões devem ser tomadas em conjunto e, dessa maneira, eles têm a possibilidade de interagir, promovendo, assim, a comunicação entre turmas, períodos e professores", avalia.
Andressa Nunes, do 1º período matutino, apresentou uma dança de festa junina com batidão. Segundo ela, todos do grupo estavam empolgados, nervosos e preocupados em como é o funcionamento do GINASFAG. "Ensaiamos durante um mês e acredito que valeu a pena a dedicação para fazermos um bom trabalho", afirma.
Leandro Mocelim Salla está no 7º período do curso e também participou. "No 1º período sentimos muita vergonha, somos tímidos e não sabemos como as coisas vão acontecer; agora no 7º período estamos mais maduros, conhecemos mais sobre ritmo, temos mais facilidade para preparar a coreografia e desenvolver melhor". Para ele, o GINASFAG está melhor a cada ano, com mais apresentações. E este ano teve recorde de participantes.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel