Começou ontem o 9º Seminário de Práticas Jornalísticas e Publicitárias
Durante três dias, acadêmicos das duas graduações apresentam os trabalhos práticos realizados durante o semestre
Na noite de ontem (17), aconteceu a abertura da 9ª edição do Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias. Acadêmicos dos dois cursos, de todos os períodos, apresentam os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Práticas, durante o semestre, em cada categoria. Os alunos concorrem aos prêmios de melhor produto em cada quesito e ainda ao prêmio Mario Lemanski e ao Galo de Ouro, que contemplam os melhores trabalhos de todo o Seminário, em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente. O evento conta com o apoio da Full Hill Store que irá premiar com camisetas os ganhadores dos prêmios Galo de Ouro, Mario Lemanski e das categorias integradas de Fotografia e Vídeo Documentário.
Esta última - Vídeo Documentário - será integrada pela primeira vez neste Seminário, junto com a de Fotografia, que envolve os dois cursos desde o ano passado. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, professor Ralph Willians de Camargo, o objetivo do evento é aproximar o corpo discente com o fazer comunicação. "Destacamos ainda que o Seminário tem a finalidade de estimular a competição entre os grupos e aumentar a qualidade dos trabalhos apresentados, sempre integrando os dois cursos", afirma.
Os trabalhos são avaliados por profissionais convidados das duas áreas - Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Neste ano, participam do Seminário como banca julgadora a publicitária Gisele Vivan e a jornalista e egressa da FAG Tátila Pereira.
Na primeira noite (17), aconteceram as apresentações da categoria integrada de Vídeo Documentário. Os trabalhos foram orientados pelas professoras Jani Mendonça e Julliane Brita e tiveram como tema "Comunidade". "Os grupos desenvolveram pré-roteiro de maneira a abordar questões pertinentes às comunidades por eles selecionadas. A intenção foi trabalhar um ponto importante sobre a comunidade, envolvendo no documentário os moradores, personalidades políticas e representantes no intuito de desenvolver uma visão crítica por meio de uma narrativa dinâmica", explica Jani.
A professora esclarece ainda que, além do conceito de comunidade discutido em sala de aula, os elementos do pré-roteiro e elementos audiovisuais como enquadramento, luz, cor, elipse, entre outros já discutidos no último semestre, o desafio da produção do documentário residiu na estruturação de uma narrativa coesa que privilegiasse o olhar crítico de um tema comunitário. "Nesse sentido, a correta utilização dos elementos concatenadores da peça audiovisual foram importantes para o trabalho, sendo avaliados os elementos audiovisuais, tais como Iluminação, Enquadramento, Fotografia, Cortes, Inserts, Som (diálogos, testemunhos), Trilha sonora, Legendas, Título, Créditos; e a Estrutura Narrativa, englobando Pré-roteiro - tema, Estrutura audiovisual - coerência com pré-roteiro e Fluidez da narrativa", destaca.
Hoje (18), a programação segue com as apresentações das outras categorias e amanhã (19), acontece a premiação.
PROGRAMAÇÃO
Jornalismo
- 18/06 (Sala 3D)
Categorias:
- Jornalismo Alternativo
- Jornalismo Online
- Práticas Audiovisuais
- 19/06 (Auditório Bloco 02)
- Encerramento e Premiação.
Publicidade e Propaganda
- 18/06 (Auditório Bloco 02)
Categorias:
- Identidade Visual Corporativa
- Comunicação Interna
- 19/06 (Auditório Bloco 02)
- Encerramento e Premiação.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel