Seminário de Práticas Jornalísticas e Publicitárias premia vencedores hoje
Últimas apresentações aconteceram ontem (18) e nesta noite acadêmicos conhecem os vencedores em todas as categorias
Ontem (18), aconteceu a segunda noite do 9º Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias. Os acadêmicos dos dois cursos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos, no caso de Jornalismo nas disciplinas de Jornalismo Alternativo, Jornalismo Online e Práticas Audiovisuais; e Identidade Visual Corporativa e Comunicação Interna, do curso de Publicidade e Propaganda.
Os trabalhos apresentados pelos alunos de Jornalismo foram avaliados pela jornalista e egressa da FAG Tátila Pereira e os trabalhos apresentados pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda foram avaliados pela publicitária Gisele Vivan.
Segundo a jornalista Tátila Pereira, os alunos são muito criativos e as apresentações foram ótimas. "Minha intenção é realizar críticas construtivas para que os alunos aproveitem esse tempo na faculdade de modo a agregar conhecimento e perceberem o que pode ser melhorado e aprimorado", incentiva. Tátila é formada há três anos e, segundo ela, traz consigo uma visão do mercado, bem como a memória bem fresca do que é ser acadêmico. "Compreendo as dificuldades e empecilhos que os alunos carregam, contudo acredito que é interessante apontar o que pode ser melhor e o que poderia ter sido feito com mais atenção", complementa.
A professora Jani Mendonça, responsável pelas práticas audiovisuais, afirma que, além do resultado final, buscou-se avaliar como se deu o processo de formação do trabalho. "Procuramos observar como se deu a formação do roteiro, engajamento do grupo, formação da equipe, como organizaram os materiais, bem como as ideias para desenvolver a narrativa, ou seja, a preocupação foi com o aprendizado ocorrido durante o processo e não somente o produto final", esclarece.
Julliane Brita, docente das disciplinas de Jornalismo Online e Jornalismo Alternativo, explica que o processo de confecção dos trabalhos é uma caminhada cuja intenção é a descoberta e o amadurecimento das ideias e dos próprios acadêmicos. "Eles amadureceram durante o trabalho e ao longo das descobertas de temas e formas de contar e retratar os assuntos, logo, o momento de apresentação é a oportunidade demostrar para a comunidade o que eles são capazes e, sem dúvida, eles são capazes de muito mais", enfatiza Julliane.
A acadêmica do 1º período do curso de Jornalismo, Elana Macedo Laurindo, explica o processo de criação do seu trabalho: "Escolhemos frases do Caio Fernando Abreu e decidimos torná-las literais; então criamos artes no photoshop e as confeccionamos para deixá-las o mais palpável possível", diz. Segundo ela, o objetivo foi atingido e o grupo chamado "Toca Caio" ficou muito feliz com a avaliação da jornalista Tátila Pereira, a qual foi muito positiva.
Para a publicitária Gisele Vivan, os trabalhos e as apresentações, de modo geral, foram muito bons. "Nota-se a diferença de perspectiva entre o 3º e o 5º período, isto é, vê-se uma evolução. Os acadêmicos se saíram muito bem, realizaram boas pesquisas e, mesmo sem estarem inseridos no mercado de trabalho, conseguiram resolver problemas de clientes de uma forma bem clara", reconhece.
A acadêmica do 5º período de Publicidade e Propaganda, Evylinn Ramalho, explica a intenção do trabalho: "Nosso cliente foi o Hemocentro de Cascavel e nossa missão como agência foi de renovar a identidade visual e desenvolver uma campanha para ajudar na doação de sangue, pois o povo cascavelense ainda não tem a cultura de doar", explica. Segundo a acadêmica, o trabalho foi avaliado de forma positiva e todos do grupo aprenderam muito com a experiência e se sentiram satisfeitos em poder ajudar. O grupo, nomeado Magnética, concorreu na categoria de Identidade Visual Corporativa. Segundo Natália Passos, também integrante da equipe, foi um trabalho onde precisou do esforço e dedicação de todos. "Quando há unidade entre os integrantes da equipe se torna mais fácil realizar as atividades do grupo", estimula.
O acadêmico do 3º período de Publicidade e Propaganda, Leonardo Gonçalves de Souza, fez parte do grupo titulado Mandala. A apresentação fez parte da categoria de Comunicação Interna e tratou de relatar uma experiência feita com uma agência tele porte, que é uma empresa que trabalha com trade e shopermarketing. "O objetivo do trabalho realizado na agência foi buscar a integração dos funcionários; para isso criamos ações e as aplicamos para entender as necessidades da empresa", explica. Segundo o acadêmico, ainda há melhorias a serem feitas e ideias a serem amadurecidas, mesmo assim, o grupo tem confiança na finalização de um bom trabalho: "Acreditamos que futuramente nossas ideias podem funcionar", assegura Leonardo.
Nesta noite (19) acontece a premiação dos vencedores no auditório do Bloco 2. Será concedida premiação aos vencedores de cada uma das categorias - em Jornalismo: Jornalismo Alternativo, Jornalismo Online e Práticas Audiovisuais; e em Publicidade e Propaganda: Identidade Visual Corporativa e Comunicação Interna -, nas categorias integradas de Fotografia e Vídeo Documentário e os prêmios Mario Lemanski e Galo de Ouro, que contemplam os melhores trabalhos de todo o Seminário, em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente.
O evento conta com o apoio da Full Hill Store que irá premiar com camisetas os ganhadores dos prêmios Galo de Ouro, Mario Lemanski e das categorias integradas de Fotografia e Vídeo Documentário.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel