Jovens aprendizes participam de minicursos na área administrativa
Atividade faz parte das ações de aprofundamento realizadas periodicamente pelo Programa de Aprendizagem Profissional
No último sábado (27/06), os 150 aprendizes do Programa Jovem Aprendiz, da Fundação Assis Gurgacz, participaram de minicursos da área administrativa. A atividade faz parte das ações de aprofundamento realizadas periodicamente com objetivo de reforçar o desenvolvimento profissional dos jovens.
Na ocasião, através de parceria com o curso de Administração da FAG, os alunos do 7º período, orientados pela Professora Vandete Maria Sonego, ministraram oficinas abordando: finanças pessoais, como conquistar o 1º emprego, dinâmica de grupo e responsabilidade social, guia do perfil profissional, como se comportar em uma entrevista de trabalho, conflitos organizacionais, currículo, noções de venda, a importância do trabalho em equipe, teste vocacional e merchandising no ponto de vendas.
O projeto desenvolvido era requisito da disciplina de Responsabilidade Social. Segundo a professora Vandete, a proposta era que os acadêmicos desenvolvessem uma atividade em prol da sociedade. "Eles prepararam os minicursos envolvendo os conteúdos que aprenderam até o 7º período. E a avaliação foi muito positiva. Inclusive os alunos sugeriram que o curso adotasse como uma prática e que fosse feito mais vezes".
De acordo com a coordenadora de Administração da FAG, professora Aline Gurgacz Ferreira, é a primeira vez que os acadêmicos desenvolvem algo prático nesta disciplina. "Eles colocaram em prática o que aprenderam durante o curso. Além de conseguirem relacionar teoria e prática, a atividade foi importante pelo lado social".
A professora Salete Chrun, coordenadora do Setor Social da Fundação Assis Gurgacz, destaca a importância da parceria com o curso de Administração, que fortalece o Programa de Aprendizagem Profissional, já que é voltado para área administrativa das empresas. "Ações como estas contribuem profissionalmente e socialmente na formação destes jovens, bem como para setor social da Fundação", afirma.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz - PAJA, mantido pela Fundação Assis Gurgacz, atende, desde 2009, adolescentes e jovens residentes no Município de Cascavel, de ambos os sexos e com idade entre 14 (quatorze) e 24 (vinte e quatro) anos incompletos. A prioridade de atendimento é do público da assistência social, frequentador do Ensino Regular e/ou Ensino Médio. As atividades têm como objetivo oferecer cursos básicos de iniciação profissional na área de Administração, para jovem aprendiz no setor administrativo, visando o ingresso no mercado de trabalho e a inserção social.
A proposta Pedagógica do Programa é constituída de forma interdisciplinar, com Módulos de Formação e Cidadania, Módulo Específico na área Administrativa e Tecnológica e Aprofundamento. Devidamente aprovada pelo MTE sob o nº 19.670 e registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente sob. nº 02.09.16/2011.
O Curso tem duração de dois anos, com uma carga horária de 1.840h/a, sendo 552h/a teóricas e 1.288h/a práticas, realizadas de 2ª feira a 6ª feira no período matutino e vespertino e aos sábados no período matutino, nos seguintes horários: 8h às 12h e 14h às 17h.
A Formação Técnico-Profissional Metódica da Interveniente se dará através de Convênio firmados com as empresas, e as mesmas matricularam os aprendizes no Programa de Aprendizagem Profissional, para que os mesmos realizem as atividades teóricas e práticas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel