Programa Profissional Jovem Aprendiz promove Concurso de Oratória
A 5ª edição do Concurso trouxe a temática "Sustentabilidade no Planeta"
A Fundação Assis Gurgacz realizou, no último sábado (04), a 5ª edição do Concurso de Oratória do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz (PAJA), com a temática "Sustentabilidade no Planeta".
De acordo com a professora Salete Chrun, coordenadora do Setor Social da Fundação, a atividade tem a finalidade de estimular a prática de falar em público, desenvolver as habilidades da comunicação oral, escrita, o controle da inteligência emocional, a capacidade de pensar e de estabelecer relações humanas, e a interação em atividades escolares e com o mercado de trabalho.
O concurso envolveu os 150 jovens aprendizes na etapa de classificação e 22 se apresentaram na fase final. O trabalho teve início com a seleção do tema. "A escolha da temática Sustentabilidade teve como objetivo desenvolver o senso crítico dos jovens sobre o futuro da nação, pois ações como estas podem contribuir de forma significativa para a sustentabilidade do planeta", explica Salete. Com o tema definido, os alunos, orientados pelos professores, fizeram pesquisas, escreveram seus textos e se prepararam para a apresentação. Os melhores foram selecionados para participar do concurso, que aconteceu no último sábado (04).
Para avaliar os trabalhos foram convidados avaliadores de diversas áreas: Joaquim Junior Borges Ribeiro - Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Cascavel; Bernadete Messias Herreira Belorini - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Renato Alexandre Malfato - Engenheiro Agrônomo da COODETEC Desenvolvimento e Produção Agrícola Ltda; Jailine Nicole Jankoski - acadêmica de Psicologia da FAG; Andreia Piovesan - Pedagoga e Vanderlei Augusto da Silva - representante do Legislativo de Cascavel.
Os alunos tinham até cinco minutos para apresentar seus textos, sob a avaliação jurados, que ponderaram sobre quatros critérios: postura, fidelidade ao tema, conteúdo e apresentação, dando notas de zero a dez.
Após todas as apresentações, o resultado foi decidido nas casas decimais, e os cinco primeiros colocados foram: 1º) Marcelo Tonette Junior (Sicredi), 2º) Jamile Lotici Zago (Eucatur), 3º) Adrielli Albano dos Santos (Hospital São Lucas), 4º) Tariani Cirino dos Santos (Abapan Construtora) e 5º) Vitor Mierzicowski (Huber). Os vencedores foram premiados com medalhas e todos os participantes receberam certificado.
Em sua fala, o Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Cascavel, Joaquim Junior Borges Ribeiro, destacou as ações do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pela FAG, no que tange a formação dos jovens. Nesse mesmo sentido, a Presidente do CMDCA, Bernadete Messias Herreira Belorini, elogiou a iniciativa do Programa de promover o concurso para desenvolver a comunicação, além de trazer a tona um tema tão importante como a sustentabilidade.
Segundo o Gerente da Unidade Cascavel Floresta do Sicredi, Fabrício Nilo Redivo, presente no evento, a cooperativa vê com bons olhos o Programa Jovem Aprendiz. "Incentivamos e motivamos o Marcelo a participar do Concurso, pois nosso objetivo é que ele se desenvolva em todas as áreas. A ideia é capacitar o jovem para que cresça dentro da empresa. E para mim foi muito importante estar presente no evento e conhecer o projeto de perto", destaca. Marcelo Tonette Junior, que ficou em primeiro lugar, declara que se preparou bastante para o concurso. "Eu lia o meu texto todos os dias, treinei muito para que no dia tudo saísse tudo conforme eu esperava. E deu certo, fiquei feliz em ter vencido, além de poder contar com a presença de meus pais e do gerente do Sicredi". Os pais do jovem de 15 anos viram de perto a conquista. "Ele sempre nos deu muito orgulho, sempre foi muito estudioso e neste concurso não foi diferente", destaca a mãe Cleani Trainotti. Ela complementa que desde que começou a trabalhar e integrar o programa Jovem Aprendiz, o filho está mais adulto e responsável. Marcelo sente o mesmo. "Participar do programa e trabalhar no Sicredi fez com que eu adquirisse mais responsabilidade e comprometimento, estou aprendendo bastante", completa.
A coordenadora do Setor Social da Fundação Assis Gurgacz finaliza avaliando que a iniciativa deixou uma experiência enriquecedora a todos os envolvidos, "mostrando que através da comunicação, ferramenta essencial para o sucesso em um mundo tão competitivo, os homens podem resolver problemas, realizar projetos e abrir portas para o seu crescimento pessoal e profissional", finaliza Salete.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel