Programa Profissional Jovem Aprendiz promove Concurso de Oratória

A 5ª edição do Concurso trouxe a temática "Sustentabilidade no Planeta"

06/07/2015


A Fundação Assis Gurgacz realizou, no último sábado (04), a 5ª edição do Concurso de Oratória do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz (PAJA), com a temática "Sustentabilidade no Planeta".

De acordo com a professora Salete Chrun, coordenadora do Setor Social da Fundação, a atividade tem a finalidade de estimular a prática de falar em público, desenvolver as habilidades da comunicação oral, escrita, o controle da inteligência emocional, a capacidade de pensar e de estabelecer relações humanas, e a interação em atividades escolares e com o mercado de trabalho.

O concurso envolveu os 150 jovens aprendizes na etapa de classificação e 22 se apresentaram na fase final. O trabalho teve início com a seleção do tema. "A escolha da temática Sustentabilidade teve como objetivo desenvolver o senso crítico dos jovens sobre o futuro da nação, pois ações como estas podem contribuir de forma significativa para a sustentabilidade do planeta", explica Salete. Com o tema definido, os alunos, orientados pelos professores, fizeram pesquisas, escreveram seus textos e se prepararam para a apresentação. Os melhores foram selecionados para participar do concurso, que aconteceu no último sábado (04).

Para avaliar os trabalhos foram convidados avaliadores de diversas áreas: Joaquim Junior Borges Ribeiro - Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Cascavel; Bernadete Messias Herreira Belorini - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Renato Alexandre Malfato - Engenheiro Agrônomo da COODETEC Desenvolvimento e Produção Agrícola Ltda; Jailine Nicole Jankoski - acadêmica de Psicologia da FAG; Andreia Piovesan - Pedagoga e Vanderlei Augusto da Silva - representante do Legislativo de Cascavel.

Os alunos tinham até cinco minutos para apresentar seus textos, sob a avaliação jurados, que ponderaram sobre quatros critérios: postura, fidelidade ao tema, conteúdo e apresentação, dando notas de zero a dez.

Após todas as apresentações, o resultado foi decidido nas casas decimais, e os cinco primeiros colocados foram: 1º) Marcelo Tonette Junior (Sicredi), 2º) Jamile Lotici Zago (Eucatur), 3º) Adrielli Albano dos Santos (Hospital São Lucas), 4º) Tariani Cirino dos Santos (Abapan Construtora) e 5º) Vitor Mierzicowski (Huber). Os vencedores foram premiados com medalhas e todos os participantes receberam certificado.

Em sua fala, o Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Cascavel, Joaquim Junior Borges Ribeiro, destacou as ações do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pela FAG, no que tange a formação dos jovens. Nesse mesmo sentido, a Presidente do CMDCA, Bernadete Messias Herreira Belorini, elogiou a iniciativa do Programa de promover o concurso para desenvolver a comunicação, além de trazer a tona um tema tão importante como a sustentabilidade.

Segundo o Gerente da Unidade Cascavel Floresta do Sicredi, Fabrício Nilo Redivo, presente no evento, a cooperativa vê com bons olhos o Programa Jovem Aprendiz. "Incentivamos e motivamos o Marcelo a participar do Concurso, pois nosso objetivo é que ele se desenvolva em todas as áreas. A ideia é capacitar o jovem para que cresça dentro da empresa. E para mim foi muito importante estar presente no evento e conhecer o projeto de perto", destaca. Marcelo Tonette Junior, que ficou em primeiro lugar, declara que se preparou bastante para o concurso. "Eu lia o meu texto todos os dias, treinei muito para que no dia tudo saísse tudo conforme eu esperava. E deu certo, fiquei feliz em ter vencido, além de poder contar com a presença de meus pais e do gerente do Sicredi". Os pais do jovem de 15 anos viram de perto a conquista. "Ele sempre nos deu muito orgulho, sempre foi muito estudioso e neste concurso não foi diferente", destaca a mãe Cleani Trainotti. Ela complementa que desde que começou a trabalhar e integrar o programa Jovem Aprendiz, o filho está mais adulto e responsável. Marcelo sente o mesmo. "Participar do programa e trabalhar no Sicredi fez com que eu adquirisse mais responsabilidade e comprometimento, estou aprendendo bastante", completa.

A coordenadora do Setor Social da Fundação Assis Gurgacz finaliza avaliando que a iniciativa deixou uma experiência enriquecedora a todos os envolvidos, "mostrando que através da comunicação, ferramenta essencial para o sucesso em um mundo tão competitivo, os homens podem resolver problemas, realizar projetos e abrir portas para o seu crescimento pessoal e profissional", finaliza Salete.

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel