Engenharia Mecânica da FAG participa de competições nacionais
Mini Baja FAG e AeroDesign são exemplos de projetos desenvolvidos pelo curso
O curso de Engenharia Mecânica da FAG tem tradição em desenvolver projetos para participar de competições a nível nacional. Dois exemplos são: o Mini Baja FAG e o AeroDesign.
O Projeto Mini Baja é um desafio lançado pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) para estudantes de Engenharia Mecânica de todo o Brasil, em que participam as melhores universidades do país.
A competição é subdividida em etapas sul, centro-oeste e norte/nordeste. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FAG, professor Emerson Eduardo Formigoni, o desafio é construir um veículo off-road, a partir de um motor que é único para todos. "Os acadêmicos trabalham no desenvolvimento de chassi, suspensão, freio. Para isso, eles precisam conhecer disciplinas como resistência de materiais, propriedades dos materiais, materiais de construção mecânica, motores de combustão, transferência de calor, termodinâmica, elementos de máquina, são várias disciplinas envolvidas, que têm a aplicabilidade no carro", explica.
A FAG participa da competição desde 2012, e em 2013 a equipe conquistou a primeira colocação no prova de tração, que consiste em arrastar um caminhão sobre uma rampa. "Nosso carro arrastou um veículo de três toneladas. Nos classificamos bem para a competição nacional pela primeira vez, que foi em Piracicaba, nesse ano. E também conseguimos classificação para as próximas competições", destaca o coordenador do curso.
O professor Emerson complementa que as universidades brasileiras têm grande tradição nessa competição. "Recentemente três equipes brasileiras ficaram entre as 10 melhores do mundo e a FAG está nessa competição também. Quem sabe um dia possamos classificar para a etapa mundial. É um sonho nosso", comenta.
Sobre a competição SAE Brasil AeroDesign, organizada em parceria com a Embraer, a FAG já participou em dois anos consecutivos - 2012 e 2013. E neste ano participa novamente.
O projeto a ser desenvolvido é de uma aeronave para carregamento de carga rádio controlada. Para participar, há uma banca de avaliação com engenheiros da Embraer, responsáveis por selecionar os protótipos, que integram a competição de voo. Segundo o professor do curso, Roberson Parizotto, o projeto é desenvolvido em várias disciplinas, seguindo a mesma metodologia usada em uma aeronave convencional. "Ou seja, desenvolve toda a tecnologia aerodinâmica e estrutural da aeronave. Para isso são realizados cálculos, simulações via computador, testes de voo para desenvolver o melhor perfil de asa, para que ofereça sustentação à aeronave em miniatura. É o mesmo principio básico de construção de um avião de grande porte", informa.
Nessa competição participam as maiores universidades do Brasil. O primeiro e segundo lugares na competição nacional disputam o campeonato mundial nos EUA. "O Brasil tem levado a competição nos últimos anos. O país ganhou as oito últimas competições do mundial. Tanto é que agora estão prevendo trazer o campeonato mundial pra cá", finaliza o coordenador de Engenharia Mecânica da FAG, professor Emerson.
VESTIBULAR AGENDADO
A FAG oferta a graduação de Engenharia Mecânica para o segundo semestre. As aulas começam no dia 20 de julho e os interessados podem fazer o Processo Seletivo. É uma redação, sem custo, que acontece no 2º andar do prédio da Reitoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. É necessário trazer uma cópia da identidade e o documento original.
Interessados em conhecer a proposta pedagógica e a estrutura do curso, podem agendar visita pelos telefones (45) 3321-3900/3780 ou pelo e-mail [email protected].
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel