Cálculos hidráulicos foi tema da Pós em Gestão e Prevenção de Incêndio
Módulo foi ministrado pelo professor Major Fernando Shunig, do Corpo de Bombeiros
No último final de semana (17 e 18/07), a turma 2015 do programa de Pós-Graduação em Gestão e Prevenção contra Incêndio e Pânico teve módulo de Cálculos Hidráulicos. A disciplina foi ministrada pelo professor Major Fernando Shunig, do Corpo de Bombeiros, proponente do curso.
Major Fernando Shunig explica que o objetivo da Pós-Graduação em Gestão e Prevenção contra Incêndio e Pânico é qualificar os profissionais da área: "Engenheiros, bombeiros, arquitetos, entre outros profissionais da área que trabalham na elaboração de plano de segurança contra incêndio e pânico precisam buscar as normas que estão em vigor; são mais de 42 normas técnicas bastante complexas que totalizam mais de 1500 folhas entre normas e leis para serem observadas", explica. Segundo o Major, para que o profissional consiga desenvolver bem seu trabalho, precisa estar atualizado e pronto para receber novos conhecimentos. Além disso, fala em específico sobre o módulo de Cálculos Hidráulicos: "a ideia desse módulo é a revisão de alguns conceitos de matemática e de hidráulica que os alunos já estudaram na graduação. Por ser um conteúdo visto há bastante tempo pelos futuros especialistas, procura-se retomar alguns tópicos a fim de ?refrescar a memória?. A preocupação com a revisão de conteúdo existe porque, quando se trabalha a disciplina para dimensionamento de sistemas, por vezes ocorreram algumas dificuldades pelo pouco tempo de estudo para assimilação de cálculos. Tendo sido bem embasado, os alunos conseguem seguir com o próximo módulo tranquilamente", explica.
Andrés Alberto Cebben, Engenheiro civil, está cursando a Pós-Graduação em Gestão e Prevenção contra Incêndio e Pânico. Segundo ele, a especialização é um diferencial no mercado de trabalho: "Os módulos da Pós, além de estarem renovando alguns dados já adquiridos na graduação, também garantem um olhar diferente diante dos temas tratados pelos próprios bombeiros, que atuam como docentes do curso. A equipe de professores está contribuindo para ampliar os conhecimentos necessários na elaboração dos projetos. O aprendizado garante um plano de cálculo e arquitetura, facilitado na aplicação das tarefas no mercado de trabalho", valoriza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel