Calouros de Medicina da FAG participam de treinamento
Atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico com apoio do Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante
17 milhões de pessoas morrem de causas cardíacas todos os anos. 400 mil paradas cardiorrespiratórias (PCR) foram registradas no Brasil em 2012. No mesmo ano, o país também registrou 160 mil óbitos por PCR. Com o objetivo de alertar sobre esses dados e treinar para que vidas sejam salvas, o Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA), em parceria com o Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante (NAAE), organizou um treinamento de suporte básico de vida para os calouros do curso de Medicina, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).
A atividade aconteceu na tarde de sexta-feira (24) e foi ministrada pelo professor de Cardiologia Dr. Rodrigo Nicácio Santa Cruz, com o apoio da equipe do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). "A iniciativa do Centro Acadêmico é fantástica. É um primeiro contato que o aluno tem com esse tipo de intervenção, são manobras simples, que podem salvar vidas. São mais de 70 acadêmicos que depois do treinamento têm condições de intervir em uma situação de parada cardiorrespiratória", explica o professor Rodrigo.
Camila Bocchi, do CAMERA, explica que o objetivo foi trazer aos alunos um pouco da prática. "O calouro chega empolgado para ter esse contato com atendimento, mas isso não acontece no início do curso. Por isso tivemos a ideia de trazer esse treinamento. Além disso, ele assume uma responsabilidade na sociedade, já que a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um procedimento mais simples, que ele pode fazer", destaca.
E foi essa empolgação que a caloura de Medicina Camila Cattuci sentiu após a atividade. "Superou a minha expectativa, deu mais ânimo e entusiasmo para continuar", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel