Projeto Justiça no Bairro movimenta campus da FAG
Atendimento nas áreas jurídica, social, de saúde e casamento coletivo fizeram parte da programação
A movimentação foi intensa na FAG, em mais uma edição do projeto "Justiça no Bairro", que aconteceu nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Além da população que buscou atendimento, mais de 300 pessoas trabalharam no evento, entre juízes, médicos, assistentes sociais, acadêmicos de Direito e integrantes do Ministério Público.
O "Justiça no Bairro" foi criado no ano de 2003 e é comandado desde então pela desembargadora do Tribunal de Justiça, Joeci Machado de Camargo. Segundo ela, a principal finalidade é a descentralização da prestação jurisdicional, sem custos, levando acesso à Justiça para a população economicamente carente. O objetivo é proporcionar a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do Direito, possibilitando - com a presença das partes envolvidas - a imediata resolução para os atendidos. "Neste mutirão, destaco a agilidade dos trabalhos, as pessoas saem, em grande parte, com seus problemas resolvidos. Processos que demorariam anos, são resolvidos na hora, graças às parcerias com os médicos voluntários que se dedicam ao projeto, Poder Judiciário, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e a Prefeitura Municipal", destaca.
No primeiro dia foram realizados atendimentos dos casos já ajuizados - perícias e processos litigiosos (audiências cíveis de instrução e julgamento, perícias de interdição judicial, DPVAT, interdição e previdenciárias). Foram mais de 800 atendimentos. A Secretaria de Saúde de Cascavel e o Hospital de Olhos também estavam presentes, passando orientações.
No sábado (01), o evento era aberto à população, e a movimentação foi intensa. Pessoas em busca de atendimentos gerais na área jurídica puderam resolver questões de divórcio, pensão, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, reconhecimento de união estável ou dissolução, exame de DNA, retificação de registro civil. Também foram oferecidos outros serviços pelos parceiros: Laboratório Álvaro, Alcoólicos Anônimos, Hospital de Olhos, Uopeccan, Senac, Secretaria de Saúde, Agência do Trabalhador, Sanepar, além de exames de câncer bucal e bazar social
Uma das famílias que buscou atendimento no Projeto chamou a atenção. Os irmãos Jeferson (12 anos), Tainara (11 anos) e Lucas (9 anos) vieram acompanhados de seus familiares para garantir um direito básico de cidadania: a certidão de nascimento. Segundo o avô das crianças, Sergio Casemiro de Souza, agora os netos existem realmente, podem estudar, viajar. "Esse projeto é uma maravilha, porque só assim eles puderam ter o documento", afirma.
CASAMENTO COLETIVO
Inserido na programação do "Justiça no Bairro", na noite de sexta-feira (31), aconteceu o Casamento Coletivo. O anfiteatro da reitoria da FAG ficou lotado os 150 casais que oficializaram sua união.
Cada casal com seu jeito peculiar tiveram seus poucos, porém, valiosos minutos no tapete vermelho, onde entraram para celebrar a união. Uma cerimônia repleta de emoções e com belos cantos de amor permitiu aos noivos realizarem o grande sonho que é o casamento. Elizangela Claudino da Silva e Rodrigo Onegreiro da Silva oficializaram a união. "Para nós é importante estar casado no civil e no religioso e estamos felizes por realizar o sonho do casamento", contam. Alcione da Silva e Marivania Vicente Teixeira da Silva também participaram do casamento coletivo. "O amor e o respeito fizeram com que nós decidíssemos vivem em comunhão e em união de acordo com a lei", finalizam.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel