Jornalismo FAG: Jornal Interativo terá edições especiais
Em comemoração aos 11 anos da publicação, todas as edições serão temáticas
Os alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz iniciaram a produção da 2ª edição do Jornal Interativo, produzido na disciplina de Jornal Laboratório Impresso, ministrada pela docente Juliana Dotto.
Juliana explica que, neste ano, todas as edições do jornal serão temáticas. A 1ª edição, já finalizada, tratou da comemoração dos 11 anos de Jornal Interativo, no curso de Jornalismo da FAG, e a 2ª traz o tema "Vícios". "Ao invés de trabalharmos com o jornalismo factual, escolhemos um tema para cada edição e, dentro deste grande tema, desenvolvemos vários formatos do jornalismo como artigos de opinião, colunas, notícias, grandes reportagens, resenhas, enfim, vários formatos dentro de um mesmo veículo", explica.
As temáticas são pesquisadas pelos próprios alunos do curso que vão a campo buscar informações de acadêmicos, professores e funcionários da faculdade, com o intuito de indagar quais temas gostariam de ler. Fernanda Besla, acadêmica do 6º período, conta como foi o processo de busca pelo tema: "Fomos divididos em vários grupos de pesquisa, cada um ficou responsável por buscar as informações nos blocos da faculdade. Questionamos as pessoas sobre o que elas gostariam de ler em nosso jornal e o tema que se sobressaiu foi 'vícios'", diz. Segundo a acadêmica, a intenção é levar ao público alvo do Jornal Interativo temas interessantes para oportunizar as pessoas buscar a leitura por assuntos atrativos.
Na noite de ontem (03), o coordenador do curso de Jornalismo da FAG, Ralph Willians de Camargo, foi em sala para apresentar o novo projeto gráfico do jornal: "Os alunos viram o projeto, e puderam conhecer seu formato para, posteriormente, produzir os conteúdos dentro do padrão do jornalismo, ou seja, produzir o conteúdo na medida certa. Isso facilita a produção realizada por eles, visto que existe um limite de itens em cada gênero dentro do veículo jornalístico", explica. O coordenador Ralph confirma a seriedade do curso de Jornalismo da FAG: "O Jornal Interativo é tradicional do curso, temos 11 anos de publicação do jornal, sendo esta a 1ª publicação da 2ª década e sua frequência confirma a importância do curso de Jornalismo da FAG para a região de Cascavel", diz.
Para a 3ª edição do Jornal Interativo serão feitas pesquisas com base no universo online, os alunos irão buscar assuntos abordados nas redes e dentro de outros veículos de imprensa. "Os acadêmicos captam alguns temas que estão em voga e dentro deles vão fazer a votação. É uma ideia de contextualização com base no que o público quer ler", explica Juliana Dotto.
Segundo Ralph, este ano o Jornal Interativo revela uma história especial, tanto para o curso de Jornalismo quanto para a professora da disciplina. Juliana é egressa da FAG e fez parte da 1ª turma da graduação de Jornalismo. "Ministrar a disciplina está sendo um prazer muito grande, pois eu estou revivendo momentos que foram de extrema importância para minha formação", diz Juliana. O coordenador do curso destaca a comprovação da importância do ensino de jornalismo na graduação e a necessidade da diplomação do jornalista. "Em 14 anos de curso vimos a consolidação do Jornalismo da FAG", finaliza Ralph.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel