FAG realiza première do documentário "Expedição Cordón Del Plata"
Exibição exclusiva aos acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Educação Física aconteceu na noite de ontem (11)
Na noite de ontem (11), os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Educação Física da FAG participaram da Première exclusiva do documentário "Expedição Cordón Del Plata". Douglas Zubéldia e Roberto Lazzari Junior, egressos da FAG, realizaram uma aventura pela Cordilheira do Andes, juntamente com um grupo de alpinistas, em parceria com a CATVE. O apoio da FAG, via TVFAG, veio com a transformação da filmagem feita durante a viagem em um documentário.
Douglas Zubéldia esclarece o objetivo do evento: "o documentário, patrocinado pela CATVE, FAG e TV FAG, trata de uma viagem de escalada nos Andes argentinos, chamada 'Expedição Cordón Del Plata'. Uma viagem através do trekking que foi totalmente documentada, desde o deslocamento, até toda a parte da escalada da montanha. Fizemos vários vídeos e imagens e com esse material nos reunimos com a TV FAG e produzimos um documentário. Foi feito todo um trabalho de edição com 10 horas de filmagens. Foi um belo trabalho transformá-las em 43 minutos para mostrar para as pessoas o que é escalada e como foi feito o trabalho de edição", diz.
Douglas explica a intenção de reunir alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Educação Física: "Os alunos de Educação Física tem uma matéria chamada Esportes Emergentes que se trata de escalada para que os alunos tenham conhecimento do montanhismo, e entendam a preparação, que requer condicionamento físico. Já para os acadêmicos de Publicidade e Jornalismo é pela questão de como foi explorada a parte da edição e como foram apresentados os vídeos e as filmagens produzidos por nós", conta.
O diretor da TV FAG, professor Luiz Carlos Sonda, conta sobre o processo de edição: "Foi trabalhoso porque era muito tempo de filmagem equivalente a mais de 10 horas, sendo assim, começamos a editar e, por fim, foi transformado em um filme de 43 minutos. Por não ser a área dos alpinistas, uma vez que são Educadores Físicos, foi possível percebem que tiveram um feeling ao percebermos o cuidado de não tremer a câmera, de tentar registrar da melhor maneira possível, pensando em quem iria ver. Foram quase três meses editando e selecionando as imagens e escolhendo trilhas. É um exemplo bacana da aventura deles, um esporte radical, é legal ver a organização da expedição de 20 dias, e que cumpriram todas as metas", revela.
Sonda complementa a necessidade da participação dos alunos de Jornalismo no evento: "A participação é importante para que eles possam perceber como é possível transformar num filme uma aventura que pode ser gravada com uma câmera amadora. A importância para os alunos de Jornalismo da FAG é que eles percebam que todo material pode ser transformado em um produto. Então se tiverem o cuidado em assistir, selecionar as imagens, encontrar uma trilha, buscar soluções para aquele material, é possível criar uma obra tendo como matéria prima uma fonte que não é profissional", conclui.
A professora Laila Rotter Schmidt, coordenadora de Publicidade e Propaganda da FAG levou o primeiro ano para assistirem ao trabalho: "É interessante que os alunos vejam como que uma pessoa, sem experiência nenhuma de criação de documentário de audiovisual, pode fazer um produto ser transformado num material interessante, com o apoio da TV FAG que é o nosso laboratório. É uma oportunidade bem legal de ver e ter ideia de materiais que eles possam propor", complementa.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel